quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Águas de Joinville revitaliza paisagem da ETA Cubatão

Cerca de 18 mil m² da área da estação recebeu mudas de espécies nativas


A Companhia Águas de Joinville concluiu o plantio de árvores nativas em uma área de, aproximadamente, 18 mil m² da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Cubatão, em Pirabeiraba. No período entre março e julho de 2013, quatro mil mudas foram plantadas. Entre as 22 espécies, estão a aroeira, o palmito e o jacatirão.

“A relação de espécies é grande, devido à importância de se manter a diversidade”, explica Claudia Rocha, bióloga da Águas de Joinville. “Além disso, foram removidas as espécies exóticas e construídos poleiros para atração de aves, que contribuem com a dispersão de sementes”, conta. Segundo a bióloga, a retirada das espécies exóticas é importante porque elas competem com as espécies nativas, o que acaba reduzindo a diversidade vegetal.

As mudas foram plantadas ao longo da margem do rio Cubatão e em parte do terreno, destinada a ser Área de Reserva Legal, equivalente a 20% do tamanho total da propriedade, conforme prevê a legislação específica.

Com o plantio das mudas concluído, as próximas etapas consistem no monitoramento, roçada do terreno, controle de formigas e manutenção de cercas. “Em pouco tempo esperamos ver uma nova paisagem ao redor da ETA, melhorando ainda mais a qualidade ambiental do local”, diz Claudia.

Nenhum comentário: