quarta-feira, 3 de julho de 2013

CEI inaugura espaço pedagógico patrocinado pela Companhia Águas de Joinville

Deck pedagógico é um espaço destinado à leitura, contação de histórias e apresentações que
terão como tema a importância do uso racional da água e outros assuntos relacionados ao meio ambiente

As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Itaum, no bairro Floresta, certamente vão crescer mais conscientes do cuidado que devem ter com os recursos naturais. Nesta quarta-feira (3/7), o CEI inaugurou um sistema de captação de água da chuva e um deck pedagógico, construído ao redor de uma árvore, que fazem parte do projeto “Cantos e Encantos da Natureza”. O trabalho foi contemplado pelo edital de patrocínio da Companhia Águas de Joinville no primeiro semestre deste ano, com verba de R$ 7,6 mil.

A partir da instalação das caixas para captação de água da chuva, as professoras vão trabalhar com as crianças assuntos como o ciclo da água, poluição e contaminação, consumo e desperdício, entre outros. A intenção é que, com o desenvolvimento das atividades, os alunos compreendam a importância de usar a água potável para fins nobres, como matar a sede e preparar a comida, e a água da chuva para outras finalidades, como lavar calçadas, regar a horta e para as brincadeiras no verão.

As crianças do CEI Itaum fizeram uma apresentação com
a música Bicho Homem

O CEI Itaum já conta com uma horta vertical e uma lagoa com carpas, que são cuidadas pelas crianças. A sustentabilidade é assunto sempre presente nas aulas. “Já explicamos em sala que as pessoas precisam beber água potável, mas as plantas não. Agora vamos colocar isso em prática”, conta Leila Pauli Antes, coordenadora pedagógica do CEI. A água da chuva é captada por um cano que sai da calha, é armazenada em duas caixas d’água de 500 litros cada, e será usada pelas crianças para regar a horta.


O deck pedagógico, construído ao redor de uma árvore, também faz parte do projeto. O espaço servirá para apresentações, leituras e contação de histórias. “Cada pedaço do CEI é pensado como um espaço lúdico que pode ser usado no ensino de valores”, afirma Rosane.

O presidente da Companhia Águas de Joinville, Nelson Possamai, e o secretário municipal de educação, Roque Antônio Mattei, participaram da cerimônia de inauguração do projeto. Depois de assistir à apresentação das crianças, que dançaram a música Bicho Homem, Possamai falou sobre o projeto. “Estou encantado. Nós, da Águas de Joinville, nos sentimos muito orgulhosos em fazer parte da educação dessas crianças”. O secretário de educação ressaltou que mais trabalhos desses devem ser realizados. “Devemos multiplicar o que estamos vendo aqui hoje. Isso é essencial para fazer com que Joinville tenha uma vida sustentável no futuro”.

 

Nenhum comentário: