quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais água e esgoto tratado no Jardim Paraíso


A Águas de Joinville vai contemplar o bairro Jardim Paraíso com projetos de saneamento básico. A missão da Companhia é fortalecer o abastecimento de água da região e finalizar as obras de esgoto, que ficaram paradas durante cinco anos por questões burocráticas.

Um importante passo é concluir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Paraíso. O contrato de construção da ETE foi assinado em 21 de dezembro de 2004, e a primeira ordem de serviço emitida em 26 de janeiro de 2005. O serviço foi paralisado cinco vezes durante a execução. Após a rescisão contratual entre a Prefeitura e a empreiteira responsável pela estação, em abril, a Companhia assumiu os trabalhos.

Quando pronta, a ETE vai atender os bairros Jardim Paraíso, Cubatão e Jardim Sofia, beneficiando aproximadamente 32 mil pessoas. Toda a parte de construção civil da estação já está pronta, faltando apenas a colocação do sistema eletromecânico e hidráulico.

A implantação da rede coletora nos bairros Jardim Paraíso, Jardim Sofia e Vila Cubatão está praticamente concluída, mas deve passar por reparos por causa do longo período sem operar. “É muito tempo sem uso e as obras nas ruas devem ter comprometido a estrutura da rede. Temos de fazer um diagnóstico para sabermos o que precisa ser feito e o quanto vamos investir”, disse o engenheiro Felipe Vieira de Luca, da Águas de Joinville.

A Companhia também elabora um projeto para a colocação de 1,2 mil metros de rede de abastecimento de água. A tubulação começa na Estrada Timbé e vai até o final da Rua Júpiter. A obra vai melhorar sensivelmente o abastecimento no Jardim Paraíso, mesmo após a instalações dos conjuntos habitacionais Rúbia Kaiser 1 e 2 na região.

“Melhorar o atendimento no Jardim Paraíso é uma das prioridades da Companhia. Conseguimos destravar as obras da construção da estação de tratamento. Também vamos melhorar consideravelmente o abastecimento de água naquela comunidade”, falou Vieira.


Cronograma das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Jardim Paraíso (bairros Jardim Paraíso / Jardim Sofia / Vila Cubatão)
Outubro de 2013
Fim da licitação para projetos e diagnósticos da rede coletora e ETE
Começa a execução do projeto e do diagnóstico da rede coletora e da ETE

Junho de 2014
Fim da execução do projeto e do diagnóstico da rede coletora e da ETE
Começo da licitação das obras

Outubro de 2014
Fim da licitação das obras
Começo das obras

Setembro de 2015
Fim das obras
Começo da pré-operação

Abril de 2006
Fim da pré-operação e a estação passa a operar normalmente

Nenhum comentário: