terça-feira, 4 de junho de 2013

Ligações clandestinas podem causar desabastecimento e contaminação na rede de água


Todos os meses mais de 13 milhões de litros de água são recuperados pela Companhia Águas de Joinville no combate às fraudes de ligação de água. A descoberta de ligações clandestinas – os famosos “gatos” – e de intervenções ilícitas nos hidrômetros recupera, mensalmente, o equivalente a mais de quatro piscinas olímpicas. O mesmo volume de água é capaz de abastecer 1.280 famílias durante um mês.

O programa Caça-fraudes é uma das ações da Companhia no combate às perdas de água. Desde o início do programa, em outubro de 2009, até abril deste ano, 1.707 ligações irregulares foram retiradas em toda cidade. “As fraudes mais comuns são irregularidades no hidrômetro, ligações diretas da rede de abastecimento e desvios de água antes do hidrômetro”, explica Antonio Francisco Zanon, engenheiro sanitarista da Companhia.

“Quem frauda compromete o abastecimento de toda a cidade e, dependendo do tipo de intervenção, pode contaminar a rede pública de água. As fraudes também contribuem para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento de água. Por isso, é fundamental que as pessoas se empenhem nesta luta e denunciem o furto de água na sua rua ou no seu bairro”, afirma Zanon.

Durante o mês de abril, a Companhia esteve no Morro do Amaral para regularização das ligações de água. Terminado o trabalho, as reclamações dos moradores da região com relação à falta de água diminuíram significativamente.

“Quando regularizamos as ligações é comum que as pessoas passem a desperdiçar menos água. Além disso, é possível descobrir outros problemas, como vazamentos, que antes não eram detectados. A solução desses casos permite uma melhor distribuição da água e maior pressurização do sistema, permitindo que a água chegue a pontos mais altos ou mais distantes”, explica Bernardo Theodoro Santos Dutra, fiscal da Águas de Joinville.

Nenhum comentário: