segunda-feira, 10 de junho de 2013

Concurso Água para Sempre: curso de montagem teatral teve início nesta segunda (10/6)

A professora Ruth Behling Machado, do CEI Bem-me-Quer (D), faz exercício de interpretação
sob a supervisão de Rosane Bonaparte (de costas), que ministra o curso de montagem teatral

A primeira oficina de montagem teatral, atividade do 7º Concurso Água para Sempre, reuniu 64 professores nesta segunda (10/6) no teatro Juarez Machado. Eles aprenderam um pouco sobre técnicas e práticas de interpretação, para poder passar esse conhecimento a seus alunos em sala. A capacitação, não obrigatória, teve carga horária de oito horas.

Depois de um exercício de relaxamento, os participantes fizeram exercícios para representar sentimentos como decepção e raiva. Ruth Behling Machado, professora do CEI Bem-me-Quer, fez um dos exercícios. “Foi uma experiência única. O desafio agora é passar isso para crianças tão pequenas como as crianças com que trabalho”, disse Ruth.

Uma das dicas dadas por Rosane Bonaparte, professora  da oficina e diretora da Casa da Cultura, é de que as crianças podem escrever o próprio texto, as próprias cenas, para que suas falas não pareçam decoradas e artificiais. Ela lembra também que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o fato de a criança ser naturalmente indisciplinada. “Teatro é disciplina. Mas, por outro lado, tudo é jogo, e criança gosta de jogar”, afirmou Rosane.

Ela disse ainda que o mais importante é que as crianças entendam e se descubram na linguagem teatral. “Os alunos não devem se sentir pressionados e ansiosos para ganhar o concurso”, completou.

A semana de eliminatórias será em setembro, e a grande final será realizada em outubro. O Concurso teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Fundema e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Concurso teatral Água para Sempre 2013
Todos os anos a Companhia Águas de Joinville promove o concurso teatral Água para Sempre, para incentivar alunos da rede municipal a refletir sobre a preservação da água e do meio ambiente. A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, os trabalhos que são desenvolvidos em aula, durante o processo de criação das peças. O tema deste ano será “Água no país da Copa”.

Neste ano, 56 escolas municipais vão subir ao palco e mostrar todo seu talento e criatividade. Haverá quatro categorias: A (CEI – turmas de berçário e maternal), B (CEI – turmas de 1º e 2º períodos), C (alunos do ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e D (alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano). A categoria A não apresentará peça teatral, mas deverá elaborar um vídeo de até três minutos com o resumo das atividades desenvolvidas durante o projeto.

Nenhum comentário: