quinta-feira, 9 de maio de 2013

Águas de Joinville caça vazamentos durante a madrugada


Madrugada em Joinville. Enquanto grande parte da população dorme, técnicos da Companhia Águas de Joinville (CAJ) percorrem ruas atrás de vazamentos de água. A tarefa não é fácil. Muitos desses vazamentos são ocultos (não visíveis) e são descobertos com uso de aparelho específico e ouvido apurado. Esse trabalho, além de combater o desperdício, visa melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade.

Segundo o técnico em saneamento Jean Tragibo de Campos, o trabalho é feito durante a madrugada por causa do trânsito mais tranquilo, da baixa interferência de barulho externo e, principalmente, da alta pressão na rede de água, consequência do baixo consumo. Essa busca por vazamentos ocorre normalmente de duas a três vezes por semana, mas, em alguns casos, a procura é feita todos os dias. “Quando há muitas reclamações de falta de água em uma região que nunca teve problemas, vamos atrás de possíveis vazamentos”, explica Jean.

Outro fator que influencia na busca de vazamentos é a alta vazão durante a noite. “Teve uma vez que havia um grande problema na região do Aventureiro. Em uma noite, encontramos quase 60 vazamentos”, diz Jean.

Ocultos durante o dia, alguns vazamentos ficam visíveis à noite. “Isso costuma ocorrer em regiões mais altas, como morros”, conta a técnica em saneamento Luanna da Silva de Souza. Outros vazamentos, mesmo à noite, continuam ocultos. Para encontrá-los, a equipe técnica utiliza um aparelho chamado geofone. Com ele é possível detectar, através do som, o local aproximado de um vazamento. “O geofone capta o ruído do vazamento e as vibrações de rede e de ramal”.

Mesmo com baixas temperaturas, a equipe percorre todas as ruas da região avaliada. “Após encontrar um vazamento, continuamos a busca por outros, até terminar de avaliar toda a região determinada”, explica o técnico em saneamento, Rivanildo Geremias.

Depois de encontrados, são feitas marcações nos locais dos vazamentos e abertas ordens de serviço.
O trabalho de caça vazamentos foi internalizado pela Águas de Joinville no início de 2012. Desde então, a equipe de técnicos da Gerência de Operação e Manutenção tem encontrado importantes vazamentos, gerando, assim, melhorias no sistema de abastecimento da cidade.

Nenhum comentário: