sexta-feira, 22 de março de 2013

Águas de Joinville inaugura primeira trilha ecológica em área de proteção ambiental

 São 200 metros de extensão em uma área de 7.160 m² de Mata Atlântica

Alunos da Escola Municipal Fritz Benkendorf conheceram a Trilha das Águas

A primeira trilha ecológica em uma área de proteção ambiental, onde está localizada a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (22/3). São 200 metros de extensão em uma área de 7.160 m² de Mata Atlântica. O evento contou com a apresentação do coral Voz da Água e com a presença de alunos da Escola Municipal Fritz Benkendorf.


A bióloga Patrícia de Luca acompanhou os presentes
na primeira visita à trilha

Quem visitar a trilha vai encontrar pontos batizados com nomes de espécies locais: são cinco pontes (Ponte Riacho da Tartaruga, Ponte Tucano-de-Bico-Verde, Ponte Sangueiro, Ponte Macureiro e Ponte Beija-Flor-Rajado) e um deck (Descanso Laranjeira-do-Mato). Entre os exemplares mais significativos, além dos que emprestam os nomes às pontes e ao deck, podem ser encontrados veados-do-mato, iguanas, tangarás, saíras-sete-cores, sabiás e esquilos. Da flora, há licuranas, estopeiras, figueiras-mata-pau, palmitos e bromélias.
 
O trajeto foi planejado para orientar e ensinar crianças e adultos sobre as relações entre o ser humano e a natureza, o tratamento de água e sua conexão com um ambiente preservado. As visitas serão guiadas por agentes socioambientais e estagiários da Coordenação de Educação Socioambiental da Águas de Joinville.

A bióloga Patrícia de Luca, da Consultoria Agroflorestal, acompanhou a primeira visita monitorada à trilha, orientando e explicando sobre as espécies nativas. Ao final do trajeto, o prefeito Udo Döhler plantou um exemplar de manacá, árvore típica da Mata Atlântica.
O prefeito Udo Döhler plantou um
exemplar de manacá, árvore
típica da Mata Atlântica

O presidente da Águas de Joinville Nelson Possamai destacou a importância da água e dos investimentos da Companhia em favor de sua preservação. “Onde não há água não há vida. Nesse Dia Mundial da Água, inauguramos este instrumento de educação ambiental, com investimento em pessoas, em educação e preservação”, afirmou.

A engenheira ambiental da Águas de Joinville Daniela Finder de Farias, uma das idealizadoras do projeto, também falou sobre a importância da iniciativa, apontando a necessidade da preservação. "Que cada vez mais crianças e adultos estudem e preservem o meio ambiente em ações como essa, que deem qualidade de vida à população”.
 
Além do prefeito Udo Döhler, o evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores João Carlos Gonçalves, do presidente da Fundema Aldo Borges e do presidente da Fundação 25 de Julho Valério Schiochet, além de outras autoridades.


Duzentos metros dentro da mata
Atualmente, grupos de crianças (a partir de 10 anos) e adultos podem agendar uma visita para conhecer o processo de tratamento de água realizado na ETA Cubatão. As visitas à Trilha das Águas poderão ser agendadas a partir de abril pelos telefones 2105-1733/ 2105-1743, do setor de educação ambiental da Águas de Joinville.

Assim como nas visitas à estação, serão permitidos, no máximo, dois grupos de 20 pessoas. Cada grupo será acompanhado por um guia.
 

Nenhum comentário: