quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Novo sistema de análise de água da ETA Cubatão entra em operação no fim de março

Equipamento vai melhorar a segurança e a qualidade da água tratada; funcionários da Águas de Joinville passam por treinamento para iniciar operacionalização do sistema


O analisador de carbono total (sigla em inglês “TOC”), que já está implantado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, tem previsão para entrar em operação no fim de março.

O novo equipamento é o único no país instalado em uma companhia de saneamento. O analisador vai evitar que acidentes de caminhões que tombam na Serra Dona Francisca, às vezes com cargas tóxicas, coloquem em risco a qualidade da água a ser tratada na ETA Cubatão. Para isso, fará análises da água do rio de forma automática, sem intervenção humana, antes de ser captada pela estação.

Funcionários da Águas de Joinville farão um treinamento que está marcado para os dias 25, 26 e 27 de março. Assim que o treinamento encerrar, a equipe estará apta para operacionalizar o novo sistema. “Trata-se de uma capacitação para o início da operação do analisador. Assim, serão abordados assuntos relacionados à configuração, operação e manutenção preventiva do aparelho”, afirma Márcio Ravadelli, diretor operacional da Companhia Águas de Joinville. Com carga horária de 24 horas, o treinamento será ministrado pela empresa Hexis, por técnicos habilitados na operação e manutenção do equipamento.


Analisador de carbono total (TOC)
O novo equipamento fará automaticamente as análises da água do rio Cubatão, a cada oito minutos, tempo de resposta suficiente para evitar que algum contaminante entre no processo de tratamento. O analisador, importado dos EUA, tem investimento da ordem de R$ 700 mil.

O novo sistema captará amostras e fará análises constantes na busca de contaminantes químicos. Em caso de qualquer anormalidade, que poderia impedir a boa qualidade da água mesmo depois de tratada, o sistema interromperá as operações da ETA automaticamente, impedindo que uma possível contaminação comprometa a estação de tratamento.

Nenhum comentário: