sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Atendentes passam por treinamento pró acessibilidade


Na última quarta-feira (13/2) os atendentes da Companhia participaram do treinamento Pró Acessibilidade, em que foram passados os novos procedimentos a serem implantados para melhorar e padronizar os atendimentos preferenciais – a idosos, gestantes, lactantes, portadores de necessidades especiais e pessoas com crianças de colo.

O treinamento faz parte do projeto Pró Acessibilidade, do grupo de CCQ Reservatório de Ideias. Ministrada pela assistente social Julia Rech Sincero e pelo assistente de suporte administrativo João Abeid Filho, a capacitação teve como objetivo principal a atitude de pró-atividade dos atendentes em relação aos clientes preferenciais, além de padronizar a melhor forma de recepcioná-los e ajudá-los.

Além da capacitação, também foi desenvolvida uma cartilha sobre o tema, com informações que podem ser utilizadas no dia-a-dia do trabalho, e que apresenta uma proposta para evitar o retorno de clientes com dificuldade de locomoção ao atendimento. “O desafio é solucionar o problema no primeiro contato e, em caso de impossibilidade, acionar os mecanismos criados para atendimento preferencial e especializado sem deslocamento do cliente”, afirma Julia. Dentro do projeto há também o atendimento com a Unidade Móvel, feito em domicílio. “Queremos com tal ação evitar que o cliente – principalmente com dificuldade de locomoção, que precisam de cuidadores – retornem ao atendimento. Deixando bem claro que não são todos os casos, somente quando percebemos que é necessário”, informa.

A cartilha foi baseada em legislações sobre o assunto e em contatos com entidades que atendem a este público específico. Tais contatos já renderam uma parceria com o Centro de Convivência do Idoso – entidade que emite os laudos para a tarifa social e que disponibiliza o envio de documentos à Companhia, sem a necessidade de o idoso comparecer pessoalmente ao posto. “Estamos fazendo parceria com o centro do idoso e devemos ampliar para os CRAS”, revela Julia.

Outras duas ações serão colocadas em prática dentro do projeto Pró-Acessibilidade até o final de fevereiro: guichês preferenciais (na recepção e salão) serão colocados no posto de atendimento do Centro, além de novas senhas e cadeiras preferenciais.

Todas as ações implementadas surgiram de uma constatação: o aumento no número de atendimento a idosos nos postos da Companhia. Apenas em janeiro de 2013, 141 pessoas precisaram de atendimento preferencial, um número bastante expressivo, que representa 2% do total de clientes atendidos. “Com os idosos podemos aprender a ser sábios e com os deficientes a perseverar. É prudente pensar que o dia de amanhã pode nos reservar um desses papéis”, afirma João Abeid.

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