segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ETA Cubatão terá equipamento que detecta alterações na água do rio

Único no país em empresas de saneamento, sistema fará análises da água do rio Cubatão de forma automática, antes de ser captada pela estação

A Companhia Águas de Joinville está implantando um novo equipamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão que vai dar ainda mais segurança à água consumida em Joinville. Trata-se do analisador de carbono total (sigla em inglês TOC), aparelho que vai analisar, automática e sucessivamente, amostras da água captada do rio Cubatão. O equipamento, importado dos EUA, tem investimento da ordem de R$ 700 mil.

A cada segundo mais de 1,5 mil litros de água são retirados do rio Cubatão para abastecer a cidade. E a cada oito minutos, o novo sistema captará uma amostra e, sem qualquer intervenção humana, fará análises na busca de contaminantes químicos. Em caso de qualquer anormalidade, que poderia impedir a boa qualidade da água mesmo depois de tratada, o sistema interromperá as operações da ETA automaticamente, impedindo que uma possível contaminação comprometa toda a estação de tratamento.

“Esta é a primeira vez que um aparelho deste tipo é instalado em uma companhia de saneamento do país” afirma Márcio Ravadelli, diretor operacional da Companhia Águas de Joinville. “É comum acontecer acidentes com caminhões na Serra Dona Francisca, às vezes com cargas tóxicas, que tombam na cabeceira do rio Cubatão. Nesse caso, a instalação do analisador permitirá a detecção de alguma possível anormalidade antes da entrada da água na estação”, explica Márcio.

“O aparelho fará análises da água de oito em oito minutos, tempo de resposta suficiente para evitar que algum contaminante entre no processo de tratamento”, esclarece a engenheira Paloma Meneghini, coordenadora de ETAs da Águas de Joinville. O sistema, que tem parte da interligação já concluída, terminará de ser implantado até o fim de fevereiro. Como o analisador vai colher amostras da água bruta, não há necessidade de desligar a ETA para realizar sua instalação.

Mas o novo sistema não vai alterar a rotina do laboratório da Companhia. Os técnicos da  Águas de Joinville já fazem aproximadamente 40 mil análises por mês em amostras colhidas desde a captação até as ligações domiciliares. O objetivo é garantir a qualidade da água distribuída na cidade, assegurando os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além das análises feitas na ETA, o monitoramento da qualidade da água também ocorre em mais de 200 pontos distribuídos nos 42 bairros de Joinville.

Nenhum comentário: