sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Um momento de integração

Em três dias, estudantes do programa Jovem Aprendiz conhecem o novo  ambiente de trabalho


Primeiro emprego. Além de um salto para a carreira profissional, um período de conhecimento e experimentação no mercado de trabalho. Uma fase em que se aprende com acertos e com erros, que sempre devem virar aprendizado.

Inserir jovens no mercado de trabalho para adquirir experiência. É essa a proposta do programa Jovem Aprendiz, programa de profissionalização de adolescentes nas empresas. Este ano, a Companhia Águas de Joinville contratou oito jovens entre 14 a 18 anos. Após 80 horas de aprendizagem no CIEE, entidade responsável pelo programa, agora eles estão aptos a atuar efetivamente na Companhia. Para acolhê-los, houve três dias de integração nesta semana. A integração teve como objetivos principais a familiarização com o trabalho da Companhia e a interação com os próprios colegas.

No dia 10, representantes do CIEE vieram esclarecer as dúvidas dos jovens. Os pais também puderam comparecer à integração que, neste dia, ocorreu no auditório do Centro Administrativo. Informações sobre salário, contrato, documentação, férias e outras questões burocráticas foram passadas aos presentes por Glaucia Carolina Roeder Pires, assistente social do CIEE.  Adriana Delfino, mãe de Natália, uma jovem de 16 anos, aprovou a abertura da integração para os pais. “Tiramos várias dúvidas. Achei ótimo conhecer a empresa, eles explicarem como tudo funciona.” Os estudantes foram distribuídos pelos setores de acordo com seus perfis, traçados durante o processo seletivo. Natália trabalhará no Posto de Atendimento Central. “Era tudo o que ela queria.” A garota justifica: “Sou muito tagarela.”

“Foi um tempo para tirar dúvidas sobre o programa, comuns para jovens que acessam o mercado de trabalho. É importante explicar os detalhes para a família, que alimenta grande expectativa em relação ao primeiro emprego do filho”, aponta Luiz Carlos Uller, coordenador CIEE. Segundo ele, poucas empresas fazem a integração com a família presente. “É um diferencial da Companhia Águas de Joinville estabelecer esse vínculo entre empresa, aprendiz e família. Parabéns pela atitude. Assim se contribui para a formação do futuro trabalhador e cidadão.”

Mais do que aprender
No mesmo dia, Adriana Santos, assistente social da Águas de Joinville, explicou sobre a história e funcionamento da empresa aos aprendizes. “Estaremos sempre acompanhando os jovens por meio de relatórios, registros, conversas ou reuniões em grupos e individuais.”

A contratação dura 24 meses. “A gente quer cumprir além do que a legislação manda, levando a educação socioambiental aos jovens”, informa Adriana Loth, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida da Águas de Joinville. Uma vez por mês, os aprendizes terão palestras, farão visitas às obras e acompanharão o trabalho dos agentes ambientais. “Eles vão conhecer o que uma empresa de saneamento realmente faz. No primeiro ano eles vão absorver as informações, aprender. No segundo, os aprendizes vão aplicar o conhecimento.” A tarefa prática, no segundo ano, será realizada na comunidade.
Na terça-feira (11), os novos funcionários visitaram a ETA Cubatão, ETE Jarivatuba e Central de Atendimento. Na quarta-feira (12), conheceram mais sobre o trabalho da educação socioambiental e foram apresentados aos setores do Centro Administrativo.

A proposta do Programa Jovem Aprendiz baseia-se na chamada Lei do Aprendiz, que entrou em vigor em 2000. Ela determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens entre 14 e 24 anos, para capacitação profissional prática e teórica, cumprindo cotas que variam de 5% a 15% - dependendo do número de funcionários efetivos qualificados que a empresa possui.

A Companhia Águas de Joinville abriu o primeiro processo seletivo, voltado para o programa, este ano. Houve mais de 100 candidatos inscritos. Em agosto, foi realizada uma primeira seleção por meio de uma redação, cujo tema foi “Eu e minha família”. Depois foram escolhidos 32 candidatos que realizaram uma dinâmica de grupo. Destes, foram definidos os finalistas, dos quais oito ficaram com as vagas, selecionados por entrevista. A carga horária será de quatro horas diárias, quatro dias por semana. O salário será de R$ 375,75, mais vale alimentação, vale transporte e seguro de vida.

Nenhum comentário: