sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Patrulha da Água: conscientização desde a infância


O auditório estava lotado. O alvoroço das crianças era evidente. Empolgadas e inquietas, cochichavam umas com as outras, se ajoelhando nas cadeiras. Era o dia de formatura. Os patrulheiros vestiam a camiseta com uma única missão: conscientizar.

Mais do que educar, é preciso que o conhecimento seja propagado para fora da sala de aula. A conscientização em relação ao meio ambiente e ao uso racional de seus recursos deve ser realizada desde a infância. É esse o objetivo do Projeto Patrulha da Água, que formou novos “patrulheiros” na tarde de ontem (dia 6).

Nesse semestre, as escolas municipais Governador Pedro Ivo Campos e Paul Harris participaram do projeto. Idealizado em 2008, a Patrulha da Água visa capacitar crianças de 9 a 11 anos para disseminar informações e conhecimentos referentes à água, esgoto, consumo consciente, “3R’s”, descarte correto do óleo de cozinha e preservação do meio ambiente na escola e comunidade.


Laura Hinschieng (foto) tem 10 anos e já aprendeu a lição. A estudante da quarta série da Escola Municipal Pedro Ivo Campos mudou a sua postura em casa. Cuidados como tomar banhos mais curtos, fechar a torneira e realizar a separação de lixo foram incorporados à rotina. Sua mãe, Vanessa, confirma: “Ela fica mais no pé da gente em casa. Além de reduzir o tempo no banho, ela mesma está separando o lixo. Já fazíamos a separação, mas agora ela toma a iniciativa de fazer por si mesma”.

“Ficamos sempre muito satisfeitos com o projeto. É importante que as crianças estimulem os pais, cobrem dos adultos, repreendam se estivermos fazendo algo errado e conscientizem os colegas a cuidar da natureza”, frisou Luiz Alberto de Souza, diretor presidente da Águas de Joinville. A cerimônia de formatura também contou com a presença de Eloísa Corrente, supervisora do ensino da Secretaria Municipal de Educação de Joinville; Isolete Saloman, diretora da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos; Tatiane Arins, professora da Escola Municipal Paul Harris e a supervisora da Escola Municipal Pedro Ivo Campos, Silvana Gomes.

Os patrulheiros, além de receberem o certificado, ganharam um álbum de fotos personalizado com seus nomes e um CD com todas as fotos registradas durante as aulas. Um vídeo sobre o trabalho realizado pela Águas de Joinville também foi passado ao público. Para finalizar a cerimônia, os presentes no auditório foram convidados para assistir a um vídeo com os melhores momentos vivenciados pelos estudantes durante a realização do projeto. Ao final, houve exposição de trabalhos desenvolvidos pelos patrulheiros e um café no refeitório.

O Patrulha da Água é realizado pela Coordenação de Educação Socioambiental através da ação das estagiárias Barbra Bächtold, Vanessa Vieira, Jéssica Amanda de Souza e Jéssica da Graça dos Santos, acompanhadas pela pedagoga Wanessa Magalhães Brondani e sob a coordenação da assistente social Alessandra O. Mendes. Conta com a parceria da Secretaria de Educação do Município de Joinvile e é patrocinado com os recursos da Caixa Econômica Federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nenhum comentário: