sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ÁGUAS DE JOINVILLE ALERTA SOBRE EXCESSO DE CONSUMO DE ÁGUA

Aumento exagerado do consumo e falta de caixa d’água podem comprometer continuidade do abastecimento em algumas regiões

Mesmo com o baixo volume de chuvas nos últimos dias, a produção não foi afetada. De acordo com o gerente de tratamento de água e esgoto da Companhia Águas de Joinville, o engenheiro Cristian Ricardo dos Santos, as vazões médias dos rios se mantiveram dentro do normal. “Mesmo com pouca precipitação, o comportamento dos rios ficou dentro do padrão”, frisou. Juntas, as duas estações de produção de água, no Rio Cubatão e no Rio Piraí, produzem cerca de 1,9 mil litros por segundo (mais de 164 milhões de litros de água por dia).

No entanto, técnicos alertam que o volume de água consumido aumentou bastante. Dados apontam que, em 2011, foram consumidos mais de 29,5 bilhões de litros de água. Neste ano, ainda sem contabilizar dezembro, o consumo já ultrapassou 28,4 bilhões de litros. A característica do consumo de água também está mudando. Conforme a engenheira Clarissa Campos de Sá, gerente de medição e cadastro, mais unidades consumidoras estão gastando mais do que a tarifa mínima. “Além da verticalização, que representa mais pessoas por metro quadrado, o perfil do consumidor de água em Joinville mudou: está gastando mais. É mais gente consumindo muito mais água do que o normal”, avisa.

Para acompanhar o crescimento da demanda, a Companhia Águas de Joinville tem projetos em andamento que contemplam desde a produção, distribuição até a reservação de água. Só nos últimos três anos,  a companhia pôs em operação três novos megarreservatórios. O R-5 no bairro Vila Nova em 2009 (que substituiu um mais antigo, quatro vezes menor);  o R-10 localizado na Rua Tupy em 2010, e o R-8, em 2012, que fica no Morro do Finder, no Bom Retiro. Estas três construções aumentaram em 43% a reservação de água da cidade, que hoje totaliza 53 milhões de litros. A duplicação da capacidade de produção da estação de tratamento de água (ETA) do Cubatão foi iniciada com as obras de construção da estação de tratamento de lodo (ETL). E também continuam as obras da adutora do Piraí, que está na segunda fase de implantação (travessia Vila Nova) e vai melhorar o abastecimento dos bairros da zona sul.

Enquanto as obras estão em curso, o cidadão precisa contribuir com duas atitudes simples: consumo consciente e instalação de caixa d’água condizente com o número de usuários. Além do consumo abusivo em bairros centrais, obras de manutenção podem acarretar a interrupção temporária do fornecimento de água em determinadas regiões. Por isso, a existência de caixa d’água nas casas é muito importante. Em Joinville, quase 40% dos locais com ligações de água não possuem nenhum tipo de reservação própria. Segundo a Lei nº 2.260 de 1988, sancionada pelo então prefeito Wittich Freitag, é obrigatória a instalação de reservatórios de água em residências unifamiliares. Em construções com mais de 10 metros de altura, além da caixa d’água, é obrigatória a instalação de cisterna com motobomba. A caixa d’água, limpa e corretamente dimensionada para o consumo do local, significa garantia na qualidade da água e mais conforto para os moradores.

A capacidade mínima da sua caixa d’água:
O joinvilense segue a média brasileira e gasta cerca de 200 litros de água por dia. São 90 litros a mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Numa casa com cindo moradores, caixa d´água ideal deve ter pelo menos 1000 litros de capacidade.

Dicas legais para economizar água e esbanjar inteligência:

NO BANHEIRO
NA LAVANDERIA
NA COZINHA
NO QUINTAL /JARDIM /CALÇADA
CUIDADO COM OS VAZAMENTOS
•  Não utilize o vaso sanitário como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro, etc.  Além de desperdiçar água, pode entupir a tubulação de esgoto.

•  Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

•  Não tome banhos demorados. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

•  Descarga consome muita água.  Não use à toa.

•  Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma só vez.

•  No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

•  Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de  água a cada uso.

•  A água da máquina também pode ser utilizada para lavar pisos e até regar plantas.

•  Tire alimentos do congelador com um dia de antecedência e deixe-os descongelando dentro da geladeira. Deixar alimentos descongelando debaixo da torneira aberta, aumenta o risco de contaminação do produto e desperdiça água e dinheiro.

•  Encha a pia com água e detergente até a metade e coloque a louça. Deixe-a de molho por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.

•  Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas, antes de lavá-los, jogando os restos no lixo.

•   Não use a mangueira para limpar a calçada, e sim uma vassoura.

•  Usar a mangueira como “vassoura” durante 15 minutos pode desperdiçar cerca de 280 litros de água.

•  Não lave o carro com mangueira.  Use balde  e um pano ou esponja.

•  Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.

•  Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.
• Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês;

•  Aquele ponto do jardim, próximo de onde passa a tubulação de água e que está sempre meio úmido, com limo ou onde a vegetação é sempre bem viçosa, pode conter um vazamento não visível;

•  Um filete de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros de água por mês;

•  Um filete de quatro milímetros, 13.260 litros de água por mês;

•  Um furo de dois milímetros no  encanamento, para uma pressão de 15 m de coluna de água, desperdiça, aproximadamente, 3.200 litros por dia.


Se corrigir todos esses maus hábitos no seu dia-a-dia, você utilizará a água com inteligência e pagará apenas o necessário em sua conta.

Aprenda com o Mathias Gota, o mascote da Companhia Águas de Joinville, outras dicas e truques para economizar água: http://www.aguasdejoinville.com.br/universo/mathias.htm .



Nenhum comentário: