sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Turbidez faz com que ETAs Cubatão e Piraí operem com capacidade reduzida


Fortes chuvas elevaram turbidez do rio Cubatão e afetaram produção de água na ETA

As duas estações de tratamento de água (ETAs) da cidade, Cubatão e Piraí, estão operando hoje (09/11) com capacidade menor que a usual devido às fortes chuvas. A quantidade de sedimentos (areia, folhas, galhos) aumentou muito, elevando a turbidez dos rios Cubatão e Piraí. Portanto, a limpeza dos filtros nas ETAs deve ser feita com mais frequência, diminuindo o ritmo de produção de água tratada.

Nesta sexta-feira, a turbidez da água do Rio Cubatão chegou a cerca de 1000 NTU - quando o normal em dias sem chuva é até 10 unidades.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água). Mais informações pelo 0800 723 0300.
 
Saiba o que é turbidez: Trata-se de uma característica física, medida em unidades (Unidades Nefelométricas de Turbidez - NTU), que indica a quantidade de substâncias em suspensão na água.

A turbidez no rio prejudica a qualidade da água que eu bebo? A turbidez elevada no rio não prejudica a qualidade da água fornecida pela Companhia, que segue os padrões definidos pelo Ministério da Saúde e regulamentados pela Anvisa. Por isso, quando a turbidez no rio está elevada, a produção de água é mais lenta justamente para garantir que a água fornecida continue dentro dos padrões de potabilidade exigidos.

Veja os vídeos

Cubatão
 


Piraí


Nenhum comentário: