segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vencedores do 6º Concurso Teatral Água para Sempre mostram seu talento mais uma vez

Escolas premiadas vão se reapresentar no Juarez Machado neste sábado (1º/09) às 16h


A Tarde de Gala já está marcada: as escolas vencedoras do Concurso Teatral Água para Sempre vão se reapresentar no dia 1º de setembro, sábado, às 16h. Dez CEIs e escolas municipais serão oficialmente premiadas e vão mostrar todo o talento e consciência ambiental no palco do Teatro Juarez Machado. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

Este ano, o Água para Sempre teve como tema "Esgotamento sanitário - transformando a cidade". O número de inscritos foi recorde: 45 grupos participaram desta edição, divididos em três categorias - A (crianças de 0 a 5 anos), B (1º ao 5º ano) e C (6º ao 9º ano).

As apresentações classificatórias aconteceram de 13 a 17 de agosto. As escolas campeãs receberão como premiação datashow, notebook e câmera digital, os coordenadores receberão uma diária em hotel fazenda e os alunos, uma tarde em casa de festa infantil (categoria A) e passeio ao Beto Carrero World (categorias B e C).

O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Tigre.

Lista das escolas vencedoras do Concurso Teatral Água para Sempre 2012:

CATEGORIA A

1º lugar: CEI Jardim Sofia
2º lugar: CEI Jorge Luiz Vanderwegen
3º lugar: CEI Branca de Neve

CATEGORIA B
1º lugar (houve empate e serão premiadas duas escolas como primeiros colocados):
Escola Municipal Anita Garibaldi e Escola Municipal João Costa
2º lugar : Escola Municipal Eugênio Klug
3º lugar: Escola Municipal Francisco Rieper

CATEGORIA C
1º lugar: Escola Municipal Saul Santana
2º lugar: Escola Municipal Prof. Orestes Guimarães
3º lugar: Escola Municipal Ada Santana



Consciência ambiental no palco

CEI Jardim Sofia, vencedor da categoria A

As crianças facilmente incorporam personagens, que as levam a uma viagem de aventura e fantasia, estimulando assim o aprendizado, a criatividade e a imaginação. Todos os anos, o concurso Água para Sempre abre espaço para alunos de CEIs e escolas municipais viajarem por esse mundo lúdico sobre o palco do Teatro Juarez Machado, mostrando consciência ambiental por meio das artes cênicas.

Desde 2006 o Concurso Teatral Água para Sempre instiga a reflexão sobre a relação entre saneamento, saúde e preservação ambiental. A avaliação dos inscritos não se limita à apresentação final, mas também leva em conta as postagens publicadas no blog do concurso (concursoaguasdejoinville.blogspot.com.br) com trabalhos escolares relativos ao desenvolvimento da peça teatral, como vídeos, redações e desenhos. A Companhia Águas de Joinville, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural, oferece oficinas de capacitação aos professores para trabalhar com o blog, para elaboração de projeto e portfólio e para montagem de espetáculo.

O concurso também pretende influenciar pais e comunidade a pensar sobre o assunto. "As crianças são nosso público-alvo, porque, a partir delas, pode haver mudança não apenas no comportamento e no modo que elas próprias veem o mundo, mas transformação do universo ao redor: pais, parentes, vizinhos. Os pequenos são agentes transformadores em potencial", afirma Alessandra Mendes, coordenadora do concurso.

Outra proposta do concurso é despertar nos alunos o interesse pela arte: fazê-las participar da criação das histórias, da elaboração do texto dramatúrgico, do figurino. Além disso, elas têm a oportunidade de se apresentar num palco profissional para uma grande plateia, com direito a iluminação cênica e efeitos visuais. "A expectativa é que as peças continuem sendo apresentadas nas escolas, para que permaneçam chamando a atenção para a importância do tema", considera a coordenadora do concurso.


Memórias

CEI Bucarein, vencedor da categoria infantil de 2006
Há 6 anos, em 2006, começava uma ação que se tornaria o concurso Água para Sempre. Nesta pré-edição, chamada "Ciclo das Águas", 24 escolas se inscreveram. Durante uma semana, uma comissão formada por representantes da Águas de Joinville, Fundema, Secretaria de Educação, ONG Ambiental e Fundação Cultural foi a cada uma das escolas inscritas assistir às apresentações para fazer a avaliação. "O trabalho desempenhado por estas escolas não deveria acabar ali, então montamos uma agenda de apresentações na Companhia, Acij, Comdema e Shopping Big Americanas", conta a engenheira Helena Dausacker da Cunha, uma das idealizadoras do concurso.

"Nosso objetivo era que a Companhia Águas de Joinville despertasse nas crianças o interesse pelo nosso trabalho e pelo teatro. Sendo assim, palestramos em diversas escolas, distribuímos informativos com temas voltados à racionalização da água, preservação dos mananciais, tratamento de esgoto, cuidados com o meio ambiente e saúde pública, além da criação de um calendário de visitas às Estações de Tratamento. Afinal, alguém cuida daquilo que não conhece?", questiona Helena.

A engenheira ambiental Daniela Finder de Farias organizou outras três edições do concurso, sendo que uma delas aconteceu na Sociedade Harmonia-Lyra e duas no Teatro Juarez Machado. Ela lembra da época em que coordenou o concurso. "É uma realização ajudar a mexer com a emoção das pessoas através de um tema tão importante como o meio ambiente”, conta.

Nesses 6 anos de história, o Água para Sempre mudou de palco - do Harmonia-Lyra para o Juarez Machado. E desde 2010, as escolas passaram a apresentar o portfolio, que é o trabalho desenvolvido para a elaboração da peça durante as atividades em sala. "A peça teatral agora faz parte de um projeto. Isso é muito interessante, pois há tantas variáveis que compõem o produto final que vemos no teatro que era uma pena isso ficar incógnito", afirmou Daniela. "O concurso está cada vez mais conhecido pelas escolas e tendo o seu reconhecimento. Só pelo fato de termos mais de 40 inscritos este ano é uma vitória", conclui.

Desde 2011, o Água para Sempre está sob o comando de Alessandra Mendes, coordenadora de educação socioambiental da Águas de Joinville. "Trabalhar educação ambiental pela arte teatral sensibiliza, ensina, une e encanta as pessoas envolvidas. Para nós, a 6ª edição do Concurso Teatral está superando todas as expectativas, a começar pelo número de escolas e CEIs inscritos", destaca Alessandra.

Nenhum comentário: