terça-feira, 21 de agosto de 2012

Águas de Joinville divulga os vencedores do 6º Concurso Teatral Água para Sempre

Neste ano houve empate em uma das categorias

Criar peças teatrais que serão encenadas por crianças, com recursos limitados, baseadas em um tema considerado difícil, foi citado como o grande desafio por diversos professores e educadores no 6º Concurso Teatral Água para Sempre. Mas o desafio não intimidou os 45 grupos participantes, entre CEIs e escolas municipais, que desenvolveram belos trabalhos baseados no tema “Esgotamento sanitário transformando a cidade”. O resultado do concurso foi divulgado hoje (21).

O Concurso foi dividido em três categorias A (de 0 a 5 anos), B (1º ao 5º ano) e C (6º ao 9º ano). Normalmente, em cada uma delas são premiadas as três melhores escolas, cuja avaliação leva em conta a apresentação da peça e também as postagens no blog do concurso. No entanto, esse ano, os jurados tiveram muita dificuldade para avaliar os grupos, dada a alta qualidade de muitas peças e trabalhos escolares. Por isso, excepcionalmente, duas escolas da categoria B serão agraciadas com o primeiro lugar. “Eu já esperava ver boas peças, mas muitas me surpreenderam”, afirma Daniele Pamplona, jurada das categorias B e C.

Segundo Alessandra Mendes, coordenadora do Concurso, esta edição superou todas as expectativas: tanto pelo número de escolas e CEIs inscritas, como pelos projetos desenvolvidos nas escolas e pelas apresentações teatrais que emocionaram e retrataram bem o tema. “Ficou evidente que este Concurso atingiu seu objetivo. Envolveu muitas pessoas: professores, alunos, pais e a comunidade. Todos se engajaram e trabalharam juntos, de forma criativa, exploratória e vivencial sobre o tema”, afirma Alessandra. Ela lembra que o maior prêmio de todos é a lição ambiental, que deve permanecer. “O principal fruto é que este trabalho continua. Todos devem sentir-se premiados. Todos estão de parabéns pelos projetos desenvolvidos. O aprendizado e as vivências são o prêmio maior conquistado por todos.”

As escolas campeãs receberão como prêmio datashow, notebook e câmera digital. Os coordenadores, uma diária em hotel fazenda e os alunos, uma tarde em casa de festa infantil (categoria A) e passeio ao Beto Carrero World (categorias B e C).

No dia 1º de setembro, sábado, acontece a Tarde de Gala, com a apresentação das dez escolas vencedoras. O evento ocorrerá no Teatro Juarez Machado, a partir das 16 horas. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Tigre.


Lista dos campeões:
CATEGORIA A
1º lugar: CEI Jardim Sofia


2º lugar: CEI Jorge Luiz Vanderwegen


3º lugar: CEI Branca de Neve



CATEGORIA B
1º lugar (houve empate e serão premiadas duas escolas como primeiros colocados) – Escola Municipal Anita Garibaldi e Escola Municipal João Costa
Escola Municipal Anita Garibaldi

Escola Municipal João Costa


2º lugar : Escola Municipal Eugênio Klug


3º lugar: Escola Municipal Francisco Rieper


CATEGORIA C
1º lugar: Escola Municipal Saul Santana

2º lugar: Escola Municipal Prof. Orestes Guimarães

3º lugar: Escola Municipal Ada Santana


Concurso Teatral Água para Sempre
Desde 2007 o Concurso Teatral Água para Sempre, concurso de artes cênicas aberto a todos os CEIs e escolas municipais de Joinville, instiga a reflexão sobre a relação entre saneamento, saúde e preservação ambiental por meio do teatro. A avaliação dos inscritos não se limita à apresentação final, mas também leva em conta as postagens publicadas no blog do concurso (concursoaguasdejoinville.blogspot.com.br) com trabalhos escolares relativos ao desenvolvimento da peça teatral, como vídeos, redações e desenhos. A Companhia Águas de Joinville, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural, oferece oficinas de capacitação aos professores para trabalhar com o blog, para elaboração de projeto e portfólio e para montagem de espetáculo.

Além de incentivar a reflexão dos alunos sobre a relação entre saneamento, saúde e preservação ambiental, o concurso pretende influenciar pais e comunidade a pensar sobre o assunto. “As crianças são nosso público-alvo, porque a partir delas pode haver mudança não apenas no comportamento e no modo que elas próprias veem o mundo, mas transformação do universo ao redor: pais, parentes, vizinhos. Os pequenos são agentes transformadores em potencial” afirma Alessandra Mendes, coordenadora do Concurso.

Nenhum comentário: