sexta-feira, 6 de julho de 2012

Autoridades visitam a ETE Espinheiros



Autoridades conheceram hoje (6/7) as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Espinheiros, que se encontram em fase final, acompanhados por diretores e técnicos da Águas de Joinville. Primeiramente, ouviram atentamente as explicações técnicas dos engenheiros da Companhia Janine Alano e Josias Gomes Filho. Depois, visitaram a unidade de pré-tratamento, os reatores UASB e o prédio onde será instalado o laboratório da estação.

Eduardo Dalbosco, chefe de gabinete e presidente do Conselho da Águas de Joinville, participou da visita, além do vice-presidente da Tigre e membro do Conselho Administrativo da Águas de Joinville Paulo de Andrade Nascentes, que avaliou positivamente a obra. “A grande importância é o legado que a Águas de Joinville está deixando para a cidade. Saneamento é sinônimo de saúde”, afirmou. O presidente da Companhia Luiz Alberto de Souza destacou a importância da obra. “A ETE é mais um avanço na construção de uma cidade que cuida do meio ambiente e que tem como meta a qualidade de vida de sua população.”

A ETE, que custou cerca de R$ 10 milhões, tem vazão de 25 litros por segundo e capacidade para atender mais de 10 mil pessoas – cerca de 50% a mais do que o número de moradores do Espinheiros hoje. O projeto também contempla a possibilidade de expansão, já prevendo o aumento da população do bairro. Ampliada, a ETE passará a atender mais de 13 mil pessoas no total. Monitoramento remoto e o equalizador (que permite maior controle de todo o processo) farão da ETE Espinheiros a estação mais automatizada de Joinville. Além disso, terá uma Estação de Tratamento de Lodo (ETL), que vai retirar o excesso de lodo para posterior e correto descarte em aterro sanitário.

A obra está em fase final, faltando apenas a instalação de equipamentos, sistemas de segurança e ajardinamento. O sistema deverá estar concluído dentro de dois meses, quando iniciam as visitas domiciliares dos agentes socioambientais da Companhia no bairro. Eles entregarão folders explicativos sobre como proceder para fazer a ligação do esgoto doméstico à rede, e cuidados para não ligar a rede de drenagem ou de piscinas ao sistema. Após a visita dos agentes socioambientais, os moradores terão o prazo de 120 dias para fazer a ligação.

A obra tem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e beneficiará 2686 famílias. Hoje, no total, a Águas de Joinville está investindo mais de R$ 300 milhões em melhorias nos serviços de saneamento básico na cidade.

Nenhum comentário: