sexta-feira, 18 de maio de 2012

Megarreservatório R-8 – Morro do Finder é entregue oficialmente à cidade

Com a entrada do R-8 em operação, a capacidade de reservação de Joinville passa para 53 milhões de litros – aumento de 43% nos últimos 3 anos



O conselheiro da Companhia Águas de Joinville Eduardo Dalbosco, o prefeito Carlito Merss, o presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza, o diretor de Expansão da Companhia Alberto Jorge Francisco e o vice-prefeito Ingo Butzke descerram a placa inaugural do megarreservatório R-8 (Foto: Mauro Schlieck - Secom)




(Foto: Mauro Schlieck - Secom)

O R-8, maior reservatório em aço vitrificado de Santa Catarina, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (17). Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Carlito Merss, o vice-prefeito Ingo Butzke, o presidente do Conselho de Administração da Águas de Joinville Eduardo Dalbosco, o presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza, o presidente da Fundema Eni Voltolini, secretários municipais e regionais, além de técnicos e engenheiros envolvidos no projeto e execução da obra.

“Estamos entregando o 13º reservatório da cidade. Infraestrutura também é água e implantação de rede de esgoto. E podemos ter o orgulho de dizer que a cidade tem, hoje, 20% de cobertura de rede de esgoto”, afirmou Carlito. Nos próximos 15 dias têm início os testes de carga e uma série de manobras para encher o reservatório. O processo, como lembram os técnicos, têm que ser feito cuidadosamente, em etapas, para não comprometer as redes, e é natural que o número de vazamentos aumente nas regiões beneficiadas durante esta fase do processo.

“Inauguramos hoje 8 milhões de litros a mais em reservação para Joinville. O R-8 foi construído em material com tecnologia de ponta, com 50 anos de garantia”, afirmou Luiz Alberto. O presidente da Águas de Joinville lembrou também que são R$ 50 milhões em investimento apenas nas redes de água e nos novos reservatórios. “Além disso, existem 40 frentes de trabalho na expansão do sistema de esgotamento sanitário de Joinville”, completou.

A Licença Ambiental de Operação (LAO) foi entregue oficialmente pelo presidente da Fundema Eni Voltolini ao presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza. Além da licença de operação, a Fundema emitiu as licenças prévia e de instalação. O reservatório está localizado no Parque Municipal Morro do Finder e, para compensar a área ocupada pelo equipamento, uma nova área está sendo adquirida pela Companhia Águas de Joinville com o objetivo de preservá-la.

O R-8 vai melhorar o abastecimento dos bairros da zona leste de Joinville. Aproximadamente 85 mil pessoas serão atendidas pelo novo reservatório. Quatro bairros serão beneficiados diretamente: Bom Retiro, Saguaçu, Santo Antônio e Jardim Sofia. Os bairros Costa e Silva e Iririú serão indiretamente beneficiados, por reduzir a demanda do R-2 (reservatório localizado no Santo Antônio e que abastece os dois bairros).

O novo reservatório foi construído com chapas em aço vitrificado, material que permite agilidade em sua construção e manutenção. Há apenas duas fábricas no mundo que produzem este material, uma nos EUA e outra na Inglaterra. A capacidade de reservação de Joinville passou, nos últimos 3 anos, de 37 milhões para 53 milhões de litros de água. Os 8 milhões de litros de capacidade do R-8, somados à dos reservatórios R-10 (6 milhões de litros, instalado na Rua Tupy, no São Marcos) e R-5 (2 milhões de litros, do bairro Vila Nova) implicam no incremento total de 16 milhões de litros em reservação, o que significa aumento de 43% em relação a 2008.


Nenhum comentário: