quinta-feira, 31 de maio de 2012

Águas de Joinville participa da Campanha do Agasalho

Famílias carentes de bairros onde acontecem obras da Companhia são beneficiadas

Moradores dos bairros Morro do Meio e Nova Brasília têm
informações sobre saneamento antes de receber as doações

No galpão, eles esperam. Sentados em cadeiras de plástico, conversam entre si. Ao fundo, esboços de arte infantil colorem a parede. Cerca de 40 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, preenchem o lugar com a expectativa de voltar para casa mais aquecidos, prontos para enfrentar o frio, com uma muda de roupas na sacola.

Na tarde de sexta-feira, dia 18, a solidariedade veio fazer visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Morro do Meio. Funcionárias da Companhia Águas de Joinville levaram roupas, cobertores, calçados, lençóis, cobertores e travesseiros às famílias dos bairros Nova Brasília e Morro do Meio. A ação é resultado da Campanha do Agasalho, promovida pelo setor Gestão de Pessoas desde 2008.

Todo os anos, as roupas arrecadadas são distribuídas às famílias cadastradas nos CRAS de bairros onde acontecem obras da Águas de Joinville. “Não escolhemos por escolher. Estamos sempre em sintonia com a Secretaria de Assistência Social”, esclarece Adriana Loth, Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida da Companhia. Ano passado, as peças arrecadadas foram doadas à unidade APAE do bairro Boa Vista.

De acordo com Adriana, neste ano a arrecadação foi maior do que a do ano passado. As sacolas com roupas lotaram dois carros da Companhia. “Começamos a Campanha mais cedo”, aponta. O período de arrecadação foi de 7 de fevereiro a 17 de maio. Ou seja, os colaboradores tiveram tempo para fazer as ‘limpas’ nos guarda-roupas. “O pessoal da Companhia Águas de Joinville é bem solidário. Toda campanha que a gente faz, as pessoas colaboram.”


“É como se eles não existissem”


Seu Antônio, de 77 anos (foto), achou um paletó entre as roupas masculinas. Viúvo há 15 anos, namora há cerca de um ano e meio. Fica envergonhado quando toca no assunto. “Esse eu não vou usar para sair. É grande, bom para o frio”, garante, alisando a peça vestida em seu corpo. Depois de guardar o paletó na sacola, ele não faz cerimônia e logo se despede. “Agora eu tenho que cuidar da minha horta de alface.”

“O CRAS trabalha com famílias em estado de vulnerabilidade e extrema pobreza”, informa a coordenadora do CRAS do Morro do Meio, Tereza Marques dos Santos. “Algumas famílias vêm de ocupações, moram em casas irregulares. Não possuem documentação, água nem esgoto.” Por não possuírem endereço ou documentos, as famílias acabam não tendo acesso aos benefícios do governo, como o Programa Minha Casa, Minha Vida. “É como se eles não existissem. O papel do CRAS é fazer com que eles resgatem esses direitos, esses benefícios.”

O Centro, sempre aberto para visitas, promove, a cada 15 dias, reuniões de grupos de convivência. São três: o grupo dos idosos, o Projeto Saber e Acontecer, Educação em Tempo Integral (voltado para crianças e adolescentes) e o Girassol (grupo de artesanato para mulheres).

Segundo a coordenadora, a Companhia Águas de Joinville é a primeira empresa que realiza esse tipo de trabalho no local, com exceção da época de enchentes, quando as doações vieram de todos os lugares. Antes da distribuição de roupas, houve uma explanação sobre as atividades que a Companhia realiza junto à comunidade, bem como a entrega de folders com informações sobre os serviços da Águas de Joinville. As poucas roupas que sobraram foram encaminhadas para a igreja da região.

Nenhum comentário: