terça-feira, 17 de abril de 2012

Engenheiros e estudantes assistem à palestra de especialista em saneamento da UFMG no Juarez Machado

O presidente da Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza e o
prefeito Carlito Merss prestigiaram a palestra de Carlos Chernicharo (E)

Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, engenheiro sanitarista e pesquisador da UFMG, marcou presença na Feira do Livro com a palestra “Avanços e Desafios no Tratamento de Esgoto”. O prefeito Carlitos Merss e o presidente da Companhia Águas de Joinville Luiz Alberto de Souza prestigiaram o evento, além de um público formado por funcionários da Companhia, alunos de faculdades de engenharia e demais interessados.

Segundo Chernicharo, os desafios no tratamento de esgoto são dois. Um deles refere-se aos locais onde não existe sistema de tratamento de esgoto e, portanto, há a necessidade de implantá-lo. Outro desafio, que é ainda maior, é a sustentabilidade do sistema após sua instalação – o gerenciamento de subprodutos, adequação às legislações ambientais, formação de equipes qualificadas, redução de custos, entre outros.

De acordo com o palestrante, o Brasil tem independência em relação à tecnologia, mas ainda precisa avançar muito. “As regiões sul e sudeste têm melhores coberturas de rede de esgoto, mas outras regiões ainda têm um longo caminho”. E os desafios nunca acabam. Quando o básico estiver finalizado, o reúso da água e da utilização do biogás, por exemplo, são assuntos que passarão a ser tratados com mais seriedade.

Chernicharo finalizou a palestra com elogios à cidade. “Que Joinville mantenha essa atitude arrojada em relação ao saneamento básico. Parabéns pela vontade política nessa questão tão importante para a qualidade de vida das pessoas. Ainda mais com os desafios naturais que a cidade apresenta, como as marés e as cheias”, afirmou Chernicharo.



Nenhum comentário: