quarta-feira, 4 de abril de 2012

DIRETOR OPERACIONAL PRESTA CONTAS NA CÂMARA DE VEREADORES

Em fevereiro e março deste ano, elevado consumo de água prejudicou abastecimento na zona sul

A Companhia Águas de Joinville, atendendo a convocação dos vereadores, apresentou, nesta terça-feira (3), na Câmara de Vereadores, dados e estudos sobre o abastecimento de água na cidade. O diretor de operações da Companhia, engenheiro Marcio Ravadelli, pôde explicar o momento excepcional que a cidade passou com a forte onda de calor. O alto consumo entre os meses de fevereiro e março prejudicou o abastecimento de água em parte da região sul. A situação já está normalizada. “É importante este tipo de conversa. Podemos falar das ações da Companhia para atender as reclamações, além de dar satisfação para comunidade”, explica Marcio. A sessão na Câmara pôde ser vista pelo público presente ou através da TV Câmara. O presidente da Agência Municipal de Água de Esgoto (AMAE), Renato Monteiro, também esteve presente.

Marcio ouviu os questionamentos dos vereadores e, em seguida, pôde explanar a situação da cidade. Com o aumento significativo do consumo de água entre fevereiro e março, parte da região sul de Joinville sofreu com a falta de pressão na rede de distribuição. Ou seja, não havia pressão suficiente para abastecer essas localidades mais afastadas do ponto de captação, o rio Cubatão, que fica na zona norte da cidade. Fevereiro e março foram meses atípicos. Período de alto calor, mas que dessa vez veio com maior intensidade e com a falta de chuvas. Desde a segunda quinzena de março, com o fim das altas temperaturas, o sistema de distribuição de água se normalizou.

Mesmo com a normalização do sistema, a Companhia tem feito obras para mudar esta situação para o próximo ano. Trabalhos que deveriam ter acompanhado o crescimento populacional na mesma proporção, mas que foram deixados de lado durante anos. Hoje, já está concluído o reservatório da rua Tupy, no Nova Brasília, que, além de abastecer a região, melhora a distribuição de parte da zona sul. As obras de implantação da nova adutora do Piraí, com o início da construção do binário do Vila Nova, devem ser totalmente concluídas em breve. E a implantação de uma subadutora fará com que os reservatórios da rua Tupy e do Profipo trabalhem em conjunto, equilibrando o sistema e melhorando o abastecimento de toda região sul. “Será 20% a mais de água distribuída na região sul”, conta o diretor. Além disso, com a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Cubatão, a ETA terá o dobro da capacidade de produção. Esses trabalhos visam o equilíbrio do sistema de abastecimento de água para uma Joinville do futuro, uma Joinville de 2035.





Nenhum comentário: