terça-feira, 27 de março de 2012

ETE Morro do Amaral trata 100% de esgoto

Depois de substituição de bombas, a estação opera a plena carga


Com investimento de 1,7 milhão, ETE melhora a qualidade de vida de 274 famílias
 Com o início da utilização de motobombas monofásicas, adaptadas à oferta de energia elétrica da localidade, agora todo o esgoto do Morro do Amaral está sendo tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) compacta, como previsto no projeto original.

Até a instalação das bombas, a ETE funcionou parcialmente, porém nenhum esgoto deixou de ser tratado durante esse período. Na parte alta do Morro do Amaral, a estação de tratamento estava operando normalmente. Na parte baixa, uma solução emergencial foi adotada: a limpeza da rede era feita com um caminhão hidrojato que recolhia o esgoto produzido junto à lagoa Saguaçu. Depois, o material orgânico era levado para a ETE Jarivatuba.


ETE Morro do Amaral
Localizado às margens da Lagoa Saguaçu, no bairro Paranaguamirim, o Morro do Amaral é a comunidade mais antiga da cidade, que sobrevive da pesca e do turismo. A população sofria com a falta de saneamento: mais de 83% dos dejetos de Joinville eram despejados na Lagoa Saguaçu sem nenhum tratamento, o que afetava diretamente a saúde e a principal atividade da comunidade, a pesca.

Inaugurada em 30 de abril de 2011, a ETE Morro do Amaral mudou a realidade das 274 famílias que moram na região. Agora a água retorna à natureza de acordo com os padrões legais de emissão de efluentes, evitando possíveis doenças e melhorando as condições do meio ambiente. Com a rede coletora, o mangue – um ecossistema que é berçário das mais variadas espécies – passou a ser preservado.

A ETE compacta utiliza uma tecnologia inovadora que potencializa a depuração do esgoto através de um meio diferenciado para a fixação de microorganismos. A obra teve um investimento de cerca de R$1,7 milhão, que inclui a implantação da rede e a montagem da ETE, e faz parte dos R$220 milhões que a Águas de Joinville e Prefeitura estão investindo na cidade.



Nenhum comentário: