terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Companhia faz obra de reparo na rede da rua do Residencial Trentino

Atualização


As obras na Rua Juliano Busarello, ao lado do Residencial Trentino, estão em ritmo acelerado. Duas frentes trabalham no local. A implantação da tubulação de 200 mm em um lado da via deve ficar pronta até sábado (03), enquanto a instalação no outro lado da rua deve estar concluída até a próxima quarta-feira.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rede atual foi danificada por obra na estrutura da rua

A Companhia Águas de Joinville estima que a obra de recuperação da rede de água da Rua Juliano Busarello esteja concluída até a próxima quarta

A atual tubulação de 200 mm que atende ao residencial Trentino foi danificada durante a execução de obras estruturantes na rua que a deixariam pronta para receber o asfalto. A instalação da rede de drenagem e melhorias no solo que preparam a via para receber a camada asfáltica são ações da Secretaria Regional do Boehmerwald.

Após a intervenção da secretaria, vários pontos de vazamento começaram a ser detectados na rua. Técnicos da Companhia avaliaram que a tubulação estava sendo danificada pelos rachões (lascas grandes de pedras) que foram colocados sobre a rede sem a “cama” de areia que protegeria a tubulação (ver desenho abaixo). “Devido ao tipo de material colocado e a movimentação de máquinas na execução da obra de asfaltamento, a rede poderia se partir a qualquer momento”, explica o coordenador do sistema de abastecimento de água da Companhia, engenheiro Bruno Gentil.

Para reparar o dano já causado e evitar transtornos futuros, a rede atual está sendo desativada e uma nova rede está sendo instalada sob o passeio público (calçada). “Essa obra vai proporcionar mais segurança a distribuição de água e tornar mais eficiente as ligações”, conclui o gerente de obras e manutenção César Meyer. Além disso, a nova tubulação vai beneficiar não apenas as 784 famílias que vão morar no residencial Trentino, mas também toda a região sul da cidade.


Desenho técnico de uma "cama" de areia


1 - camada de pedras
2 - tubulação de distribuição de água
3 - camada de areia para proteção da tubulação

Nenhum comentário: