segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CONCRETAGEM DO RESERVATÓRIO DO FINDER PASSA POR PROCESSO DE CURA

Concreto utilizado na construção da base do reservatório seria suficiente para construir uma calçada de quase 3,5 quilômetros.



A concretagem da base do megarreservatório do Morro do Finder foi concluída e agora passa por um processo de cura. Ao todo, foram utilizados 500 metros cúbicos de concreto para formar a base do reservatório e o processo de cura, lembram os engenheiros, é indispensável para dar resistência e durabilidade ao concreto, afastando assim a possibilidade de surgir fissuras nas camadas superficiais da estrutura. O cuidado também é necessário para evitar que o concreto depois de seco fique poroso e permeável, vulnerável assim à entrada de substancias que comprometam sua durabilidade e resistência. 

Para concretar a estrutura do futuro megarreservatório, os técnicos arquitetaram um intrincado sistema logístico que envolveu equipamentos diversos. Foi necessário para a rápida concretagem da área dois caminhões para bombeamento de concreto e mais de uma dezena de caminhões betoneiras que precisaram fazer quase uma centena de viagens da usina fornecedora do material até o alto do Morro do Finder, tudo no tempo certo para a boa execução da obra.
Os 500 metros cúbicos de concreto, além da estrutura de aço armada para a construção significam um total de aproximadamente 1,25 milhão de quilos em material, total necessário para uma base solida e segura do reservatório. Apenas o concreto utilizado seria suficiente para construir 10 casas de 100 metros quadrados, ou quase 3,5 quilômetros de calçada.  
Passado o processo de cura, o que deve acontecer até o final desta semana, o próximo passo será a montagem da estrutura do teto (domo), que será erguida a medida que forem montadas as chapas em aço vitrificado que formarão as paredes.
O novo reservatório terá capacidade para 8 milhões de litros e vai melhorar o abastecimento da região Leste, como Iririú, Aventureiro, e também do Costa e Silva. A obra está orçada em R$ 8 milhões, incluindo subadutoras e rede de macrodistribuição, e deverá estar concluída já no mês de fevereiro

  

Nenhum comentário: