quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Chuva afeta produção de água nas estações de tratamento do Piraí e Cubatão


Devido às fortes chuvas, principalmente no pé da serra, houve o aumento de folhas e sedimentos na água captada para tratamento nas estações do Rio Piraí e Rio Cubatão. Na ETA Cubatão, a turbidez da água do rio, que chegou a cerca de 2500 unidades - quando o normal em dias sem chuva é até 10 UNT. Na ETA Piraí, chegou a mais de 100 unidades (o normal, sem chuva é 1 UNT). Com a turbidez elevada, os procedimentos de operação das estações levam mais tempo para conseguir deixar a água potável e as estações produzem menos água.

Em consequência, o abastecimento de água em alguns bairros poderá ser afetado.
São eles:
Profipo; Boehmerwald; Itinga; Parque Guarani; Paranaguamirim; João Costa; Jarivatuba; Ulysses Guimarães; Adhemar Garcia e Fátima que são abastecidos pelo sistema Cubatão e América; Saguaçu; Centro; Atiradores; Anita Garibaldi; Floresta; Bucarein; Glória; São Marcos; Morro do Meio; Nova Brasília; Vila Nova e Santa Catarina abastecidos pelo sistema Piraí.

A previsão para o restabelecimento da produção normal de água depende da diminuição da turbidez dos rios.

Solicitamos a compreensão de todos para o uso racional da água.
As residências que possuem reservatórios de água não devem sentir os reflexos da falta de água.
Dúvidas e informações, ligue: 0800 723 0300



ETA Piraí em Janeiro de 2011
Saiba o que é turbidez:
Trata-se de uma característica física, medida em unidades (Unidades Nefelométricas de Turbidez - UNT), que indica a quantidade de substâncias em suspensão na água (areia, folhas e sedimentos em geral).

A turbidez no rio prejudica a qualidade da água que eu bebo?
A turbidez elevada no rio não prejudica a qualidade da água fornecida pela Companhia que segue os padrões definidos pelo Ministério da Saúde e regulamentados pela Anvisa. Por isso, quando a turbidez no rio está elevada, a produção de água é mais lenta justamente para garantir que a água fornecida continue dentro dos padrões de potabilidade exigidos.


Nenhum comentário: