quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

COMPANHIA INSTALA EQUIPAMENTOS PARA MELHORIA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Troca de registros avançou a noite para não faltar água

A Companhia Águas de Joinville pede desculpas aos moradores próximos da esquina entre as ruas Otto Boehm e Expedicionário Holz pelo adiantado da hora na conclusão da manutenção preventiva, realizada no local, logo depois da meia noite de terça-feira (27). A obra, que começou no início da manhã, ficou pronta, aproximadamente, 30 minutos depois da meia noite. Em seguida, ainda foi varrida a via e instalada a sinalização no local. Tão logo o tempo melhorar, a rua será repavimentada.

A instalação de dois novos registros nas duas redes de 500mm de diâmetro que descem do reservatório que abastece a região Central da cidade levou mais tempo que o previsto por conta das dificuldades encontradas pelos técnicos para assentar a nova tubulação. Para tanto, foi necessário romper parte da caixa de concreto armado do habitáculo do antigo registro (havia apenas um muito antigo e com vazamento), escavar uma vala com mais de cinco metros de profundidade, tendo o cuidado para não romper tubulações de drenagem e nem de esgoto (nesta altura, a escavação se obriga a ser manual), além de trabalhar com a vala sendo constantemente alagada, dado que muita água sobra nas tubulações, mesmo depois de fechada as redes. O tráfego de veículos que não obedecem a sinalização (muitos tentavam fugir da rua XV de Novembro, onde um caminhão bateu em um poste fechando completamente a via) e a chuva também concorreram para aumentar as dificuldades.

De qualquer forma, importante ressaltar que, uma vez iniciada a obra, não havia mais como interrompê-la, senão antes de totalmente concluída. Deixar o trabalho para finalizar no outro dia significaria estender muito além do aceitável o desabastecimento de hospitais, maternidades e rodoviária, além de toda a população local, apesar da data ser a melhor para a operação, entre Natal e Ano Novo, quando o consumo de água na região é historicamente menor.

 
O que a população ganha com a obra

Também é importante lembrar que a instalação dos registros vai beneficiar de sobremaneira a região. As duas redes, com origem no mesmo reservatório se dividem logo depois do ponto da obra, uma seguindo em direção ao bairro Atiradores (Oeste), e outra seguindo para o Saguaçu e Bucarein. O problema é que uma eventual manutenção em qualquer ponto destas redes obrigava a companhia a fechar a água de toda a região. O controle da pressão e o combate a perdas também ficará mais fácil com os novos registros.

Nenhum comentário: