segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PARCERIA ÁGUAS E CONSTRUTORA BENEFICIA COMUNIDADE DA ZONA NORTE

Rede coletora de esgoto sanitário já começou a ser instalada no bairro Santo Antônio

3,2 Km é a extensão da rede a ser implantada em parceria
Os números de cobertura de esgotamento sanitário em Joinville, estagnados há quase 30 anos, começam a aumentar graças aos investimentos da Companhia Águas de Joinville e Prefeitura no setor; e, agora também com parcerias com entes públicos e privados.

Parcerias como a que já está em curso no bairro Santo Antônio. Lá, a rede de coleta sanitária chegará ainda mais cedo para mais de mil famílias joinvilenses. Além das casas, a obra de expansão da rede coletora de esgoto que passará por 13 ruas, terá mais de 3 quilômetros de extensão e atenderá a comércios e escolas. No trajeto, o esgoto coletado passará por três estações elevatórias até chegar à rede já existente na Rua Orestes Guimarães.

A parceria surgiu quando a MRV Engenharia buscava soluções para se adequar às exigências ambientais para dois de seus projetos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para evitar a construção de gigantescas fossas filtro, que seriam desativadas quando da passagem da rede de esgotos pelo local, a construtora comprometeu-se a instalar a rede coletora de esgoto nas vias em que seus empreendimentos irão se situar e interligá-las até a rede coletora mais próxima existente.

A medida mostra-se menos onerosa aos cofres públicos, uma vez que, conforme o acordo, a MRV compromete-se a doar ao município a obra concluída. A Companhia Águas de Joinville visa assegurar a qualidade cedendo os materiais e fiscalizando a qualidade técnica da obra, zelando pela funcionalidade da mesma. Enquanto a MRV arcará com os custos de mão-de-obra. A execução e a compra de materiais já constavam no orçamento de execução de obras da Companhia, com início previsto para janeiro de 2012. Sem a parceria, o desembolso do trecho em obra seria totalmente da Águas de Joinville.

Essa modalidade de parceria, não é inédita. Em 2010, a Companhia ampliou a cobertura de esgoto no bairro Floresta em parceria com os empreendimentos habitacionais da Vanguard Home, MRV Engenharia e Viplan Engenharia. Outras parcerias para implementação da rede de coleta de esgoto já estão em negociação com as universidades estadual e federal de Santa Catarina, respectivamente, Udesc e UFSC.



Nenhum comentário: