segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CASAN E ÁGUAS DE JOINVILLE ESTUDAM PARCERIAS PARA AMPLIAR OFERTA DE ÁGUA PARA ZONA SUL


Diretores da Águas de Joinville e Casan estudam parceria
A possibilidade de instituir parcerias para fazer frente ao aumento da demanda por água na Zona Sul de Joinville nos próximos anos esteve entre os principais assuntos abordados na reunião entre diretores da Companhia Águas de Joinville e da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), na tarde da última sexta-feira (30/09). O presidente da companhia estadual Dalírio Beber, acompanhado dos diretores Adelor Vieira (Expansão), Laudelino de Bastos e Silva (Financeiro e de Relações com Investidores) e do Procurador Geral Celso José Pereira, foi recebido pelo presidente da Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza na sede do Centro Administrativo. A construção de uma agenda para tratar possíveis pendências entre as duas companhias, reflexo da municipalização do sistema, em 2005, também foi debatida no encontro.

O presidente da Casan, Dalírio Beber apresentou o ambicioso plano de expansão do abastecimento de água para Santa Catarina. Dentre as cinco regiões que abrangem o estudo, Beber destacou os investimentos destinados a melhorar a distribuição de água na Região Norte do Estado. A empresa estuda investir cerca de R$ 100 milhões na construção de uma nova Estação de Tratamento de Água junto ao Rio Itapocú. A proposta é fornecer mais água tratada para Barra do Sul, Araquari e São Francisco do Sul. Mas, a Casan também pretende fornecer água para a Zona Sul de Joinville, invertendo o fluxo existente hoje, em que a Águas de Joinville é que fornece para a companhia estadual, responsável por abastecer Araquari.
A alternativa para ampliar a oferta de água na zona Sul foi bem recebida na Águas de Joinville. O diretor de expansão Alberto Jorge Francisco afirma que a proposta surge como uma alternativa interessante. “Especialmente porque, neste momento, estamos estudando possibilidades de ampliação do fornecimento de água para fazer frente ao crescimento da cidade, previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico”, declarou, lembrando o plano municipal que prevê, dentre os cenários possíveis, a necessidade investir cerca de R$ 330 milhões para ampliar a oferta de água nos próximos 25 anos.
O diretor Operacional da Águas, Marcio Ravadelli também define o encontro como os principais gestores da empresa estadual como um importante avanço. “Foi um encontro produtivo e promissor. Vivemos um novo momento entre Águas de Joinville e Casan, momento de buscar um denominador comum nas nossas diferenças e ampliar parcerias”, finalizou.
A reunião com os gestores da empresa estadual também contou com a participação do diretor Administrativo Financeiro Luiz Norberto Capra, dos assessores Rogélio Luetke (Planejamento) e Fabiano Santangelo (Jurídico).

Nenhum comentário: