terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMPANHIA PARALISA ETA CUBATÃO PARA LIMPEZA EMERGENCIAL DOS FILTROS

 A Companhia Águas de Joinville foi obrigada a paralisar a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão para efetuar a limpeza dos filtros devido a elevação do nível de turbidez do rio.

Nesta terça-feira (30), a turbidez da água do Rio Cubatão, que chegou a cerca de 1700 mil UTN - quando o normal em dias sem chuva é até 10 unidades - obrigou a parada para limpeza. Com a turbidez elevada, os procedimentos de operação das estações levam mais tempo para conseguir deixar a água potável.

A Companhia Águas de Joinville agradece a compreensão de todos, reforça a importância do consumo responsável e a importância da existência de reservação própria (caixa d’água).

 
Saiba o que é turbidez:
Trata-se de uma característica física, medida em unidades (Unidades Nefelométricas de Turbidez - UNT), que indica a quantidade de substâncias em suspensão na água (areia, folhas e sedimentos em geral).


A turbidez no rio prejudica a qualidade da água que eu bebo?
A turbidez elevada no rio não prejudica a qualidade da água fornecida pela Companhia que segue os padrões definidos pelo Ministério da Saúde e regulamentados pela Anvisa. Por isso, quando a turbidez no rio está elevada, a produção de água é mais lenta justamente para garantir que a água fornecida continue dentro dos padrões de potabilidade exigidos.

Nenhum comentário: