terça-feira, 19 de julho de 2011

Presidente da Águas de Joinville fala sobre gestão e investimentos na ACIJ

Luiz Alberto de Souza mostrou números dos investimentos em água e esgoto para os próximos anos

Conforme o presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza, a cidade vai precisar investir mais de 1 bilhão de reais até o ano de 2035 para fazer frente às suas necessidades em água e esgoto sanitário. O valor está previsto no Plano Municipal de Saneamento, estudo que prepara Joinville para uma população de 750 mil habitantes daqui a 25 anos. Os números do plano, os investimentos em água e esgoto empreendidos pela companhia e detalhes da gestão da empresa pública foram apresentados na noite de ontem (18) no auditório da Associação Empresarial de Joinville (Acij).

A prestação de contas do presidente da Águas de Joinville para a comunidade empresarial também contou com a participação de diretores, gerentes e assessores da Companhia. Segundo Luiz Alberto, são muitos os desafios postos para a Companhia Águas de Joinville: elevar os índices de esgoto tratado e garantir o fornecimento de água de maneira segura demanda investimentos contínuos e de elevada monta.

Dentre os dados apresentados, a soma dos investimentos realizados entre os anos de 2009 e 2011 já é de mais de R$ 76 milhões, e muitas obras ainda estão em curso. O presidente também mostrou os planos para a duplicação da capacidade de produção da ETA Cubatão, que deverá elevar a capacidade de produção de 1.25 mil litros por segundo para 1.8 mil litros por segundo. Somado com a produção de 450 litros por segundo da ETA Piraí, o volume seria suficiente para garantir as necessidades de água para a próxima década.

A construção de megarreservatórios e novas adutoras também é uma necessidade para manter o sistema servindo a comunidade de maneira satisfatória, além da manutenção constante de redes e adutoras.

Luiz Alberto de Souza também falou sobre as obras de esgoto em diversos bairros da cidade, perfazendo cerca de 50 frentes de trabalho em operação. A construção de novas estações de tratamento de esgoto e a modernização da estação do Jarivatuba, que ainda trabalha com lagoas de estabilização também foi abordada. Conforme a apresentação, Joinville vem dando um salto em obras esgoto, o que significará ampliar os percentuais de esgoto tratado de aproximadamente 15% para 38% em 2012 e 52% em 2014. O objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico é chegar à universalização do esgoto tratado em 2035.

Nenhum comentário: