quinta-feira, 14 de julho de 2011

5ª EDIÇÃO DO CONCURSO TEATRAL ÁGUA PARA SEMPRE TRAZ NOVIDADES

Trabalhos desenvolvidos nas escolas podem ser acompanhados pela internet

Apresentação vencedora no ano passado divertiu o público / Foto: Chico Maurente
A 5ª edição do “Concurso Teatral Água para Sempre” traz uma interessante novidade. Diferente das edições anteriores, neste ano, a equipe da coordenação de educação sócio-ambiental da Companhia Águas de Joinville criou uma ferramenta para acompanhar o trabalho das escolas que participam do concurso. Nesta edição, cada escola deve publicar, em um blog criado pela Secretaria Municipal de Educação, as novidades sobre cada projeto desenvolvido nas categorias: A (CEIs); B (Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano) e C (Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano). Ao final, cada projeto resultará em uma peça de teatro.

“Nas outras edições nós apenas lançávamos o tema e avaliávamos as apresentações. Neste novo formato, podemos avaliar através do projeto se realmente houve aprendizado”, explica a pedagoga responsável pelo projeto Wanessa Magalhães Brondani.

O tema deste ano é “Meio Ambiente e Comunidade: Qual o meu papel nesse contexto?” e, de acordo com Wanessa, tem gerado muitas iniciativas interessantes dos estudantes junto à comunidade. Os alunos desenvolvem textos, desenhos, fazem entrevistas, apresentações, criam murais, vídeos etc. Todo esse material pode ser acompanhado pelo blog concursoaguasdejoinville.blogspot.com. A Companhia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural, ofereceu capacitação aos professores para trabalhar com o blog, para elaboração de projeto e portfólio e também para montagem de espetáculo.

O “5º Concurso Teatral Água para Sempre” teve início em abril e termina em setembro. As apresentações classificatórias acontecem nos dias 12 e 13 de setembro. As escolas vencedoras farão a apresentação final na Noite de Gala, no dia 16, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado.

As escolas vencedoras do concurso receberão como premiação datashow, notebook e câmera digital, os coordenadores receberão uma diária em hotel fazenda e os alunos, uma tarde em casa de festa infantil (categoria A) e passeio ao Beto Carrero World (categoria B e C).

O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville, apoio da Secretaria Municipal de Educação, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Fundação Cultural e com o patrocínio da Tigre, Caixa Econômica e Governo Federal.

Acompanhe os trabalhos:
http://concursoaguasdejoinville.blogspot.com/

Nenhum comentário: