quinta-feira, 9 de junho de 2011

Presidente e técnicos da Companhia Águas de Joinville participam de reunião na Câmara de Vereadores

A implantação da rede de esgoto sanitário é um desafio que a cidade, por meio da Companhia Águas de Joinville, tem conseguido enfrentar com coragem, transparência e competência. Em 2008, Joinville contava com apenas 16% de cobertura de esgoto, um índice muito baixo para uma cidade desse porte. Agora, a meta é chegar a 52% de cobertura. Um desafio que exige muito da empresa e do poder público, mas, principalmente, pede a paciência e a colaboração da população.

Assim, foi realizada, na tarde de quarta-feira (8), uma reunião da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville, com participação do presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza, além de diretores e técnicos, para conversar com vereadores e com a população sobre a implantação da rede. A reunião partiu de uma solicitação de moradores do bairro Saguaçu, onde a implantação do esgoto sanitário está praticamente concluída.

Participou também o presidente da Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae), Renato Monteiro. Na reunião, foram abordadas questões como o prazo para o morador realizar a ligação, a capacidade da rede, restauração das ruas e calçadas e o valor da tarifa.

O presidente da Companhia, Luiz Alberto de Souza, garantiu o compromisso da empresa em oferecer o melhor serviço à população. Ele afirmou que a Águas de Joinville vai cobrar da prestadora de serviço o melhor trabalho na execução das obras, assim como continuará o trabalho de sensibilização da comunidade antes da execução das obras, para esclarecer sobre a importância do esgoto sanitário e sobre questões como tarifas e prazos. “É importante discutirmos essas questões desde já, pois será realizado esse trabalho em toda a cidade e devemos sempre melhorar o serviço à população. Por isso, agradecemos aos moradores por ter levantado essas questões para que possamos melhorar”, afirmou o presidente.

De acordo com o presidente da Amae, Renato Monteiro, todos os custos e prazos são realizados com base em cálculos, que são revistos continuamente. Ele afirma que está sendo estudada a questão sobre o prazo de instalação da ligação à rede, que hoje é de dois meses. A intenção é estender o prazo para facilitar o processo de transição para a população. Assim, os moradores terão mais tempo para pesquisar e contratar um prestador de serviço para fazer sua ligação interna de esgoto com o novo sistema.

Luiz Alberto ainda frisou que todas as contas da Companhia Águas de Joinville são auditadas pela Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Amae e que todo o lucro da Companhia é utilizado em investimentos na rede de água e esgoto. O presidente ainda esclareceu que a rede de água e esgoto é planejada para atender a cidade em crescimento, prevendo a verticalização e o aumento da população.

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