quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mau uso danificou equipamentos e ocasionou vazamento de esgoto

Técnicos da Águas de Joinville retiraram o lixo que queimou bombas e impedia o fluxo de esgoto para tratamento

Rodinha de brinquedo encontrada dentro de uma das bombas
Sacos de lixo, tubos de cola e até rodinhas de brinquedo foram alguns dos objetos removidos das tubulações do sistema de coleta e tratamento de esgoto recém inaugurado no Morro do Amaral. 
O mau uso do sistema coletor, por parte de alguns moradores, provocou o travamento e queima de pelo menos duas estações elevatórias das cinco que existem na localidade. O esgoto que elas deixaram de bombear vazou em alguns pontos e provocou o mau cheiro. “Ao desmontar o sistema, descobrimos que muitas pessoas estão jogando lixo pelo esgoto, e esse comportamento compromete o sistema”, relatou o coordenador de obras e fiscalização da Companhia Águas de Joinville, Michel Bittencourt.

Técnicos da Companhia já substituíram os equipamentos danificados e o sistema voltou a operar normalmente. Antes e durante as obras de implantação do sistema de coleta de esgoto, a equipe de educação ambiental trabalhou o bom uso da rede junto à comunidade. No Morro do Amaral,  o trabalho será retomado para que problemas como esse não voltem a acontecer.

O bom funcionamento da rede coletora de esgoto começa dentro da sua casa. É com essa premissa que agentes sócio ambientais da Companhia Águas de Joinville trabalham em localidades que estão recebendo obras de esgotamento sanitário. O trabalho de conscientização também é desenvolvido nas escolas. As ações fazem parte do Programa “O Bom Uso da Rede de Esgoto Começa Dentro de Casa” e tem como objetivo informar e orientar a população sobre como descartar corretamente o seu lixo sem comprometer a rede de esgoto e assim evitar transtornos.

Dentre as orientações para que a rede de esgoto funcione adequadamente, a Companhia Águas de Joinville destaca:
  • Não ligar o escoamento da água da chuva na rede de esgoto;
  • Conectar adequadamente a rede interna da casa ao tubo de inspeção;
  • Limpar a caixa de gordura sempre que necessário ou, no mínimo, a cada seis meses;
  • Recolher cabelos e fios de ralos e pias e jogá-los no lixo;
  • Não jogar qualquer tipo de lixo no vazo sanitário (nem mesmo poeira);
  • Jamais jogar óleo ou gordura pelo vaso sanitário ou pia.

 Alguns dos objetos encontrados dentro das tubulações:
Sacos plásticos e pedaços de brinquedos.

Nenhum comentário: