sexta-feira, 13 de maio de 2011

Águas de Joinville lança projeto para combater o mau uso da rede de esgoto


Lançamento do Programa Óleo e Água
não se Misturam

Na manhã desta sexta-feira (13), a comunidade pode conhecer mais detalhes do Projeto Óleo e Água Não se Misturam da Companhia Águas de Joinville que foi lançado no Teatro Juarez Machado para um público formado por estudantes e profissionais da área da saúde, saneamento e meio ambiente.

A engenheira ambiental Daniela Finder Vilela de Farias foi quem apresentou o projeto que, a partir do lançamento, funciona como um programa permanente para o combate ao descarte inadequado do óleo de cozinha utilizado em frituras.

Daniela apresenta porgrama

Daniela apresentou dados e imagens que confirmam os problemas causados pelo óleo e gordura solidificados nas tubulações de esgoto e no meio ambiente. Segundo a engenheira, quase metade dos problemas de vazamento, entupimento e mau cheiro de esgoto são causados por tubulação obstruída por gordura solidificada. “Quando nossa equipe chega ao local verifica que o problema é gordura ou óleo na rede de esgoto”, confirma.



Para ajudar a mudar o hábito de descartar óleo pelo ralo da pia, e também por outras saídas sanitárias, a Companhia Águas de Joinville entregará 50 mil funis que serão utilizados pelas famílias para coletar o óleo utilizado em frituras. Cada um dos presentes já pode levar para casa um funil e começar a coleta do óleo comestível usado.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) é parceira do programa. O presidente da Fundema, Marcos Schoene, acredita que o esforço combinados dos diversos órgãos trará grandes resultados. “O trabalho em conjunto trará grandes resultados e será uma grande marca na cidade”, conclui Schoene.

A fragilidade do ecossistema joinvilense e a seriedade no tratamento da questão ambiental foram assuntos destacados pelo presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza. O prefeito Carlito Merss destacou que é possível conciliar crescimento econômico com desenvolvimento sustentável. “Para isso, basta mudarmos certas atitudes e nesse sentido, o funil será um símbolo”, destaca Carlito.


Além dos funis, ecopontos identificados por bombonas coletoras de garrafa pet (onde cada um deverá acondicionar seu óleo de fritura) foram cadastrados. A Companhia também firmou parceria para que o serviço de coleta seletiva do município recolha as garrafas com óleo. Para isso, basta deixar a garrafa pet contendo óleo ao lado do lixo reciclável a ser recolhido.

O “Projeto Óleo e Água não se Misturam” é uma realização do Núcleo de Planejamento e Gestão Ambiental da Companhia Águas de Joinville e da Prefeitura de Joinville e conta com o apoio da Eco-biosul, Fundema, Ambiental, SESI e Caixa Econômica Federal.


Nenhum comentário: