segunda-feira, 4 de abril de 2011

Presidente da Companhia e Leonardo Boff: responsabilidades e estratégias para salvar o planeta

Um dos grandes nomes da 8ª Feira do livro de Joinville palestra esta noite (4/4). O teólogo e escritor Leonardo Boff, autor de mais de 60 livros, vai falar sobre o tema "Salvar o Planeta: Responsabilidades e Estratégias". A mesa será presidida pelo diretor presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza.

Leonardo fará uma introdução sobre a crise ecológica global e levantará sete princípios e valores que devem mudar na conscientização do ser humano para sustentar um novo ensaio civilizatório do planeta. "A Terra perdeu o equilíbrio. Hoje utilizamos 30% a mais do que ela pode produzir. O sistema está devastado e as catástrofes naturais estão ocorrendo em resposta a relação que o ser humano tem com a natureza", comenta.

Mais do que a constatação da crise mundial, em sua abordagem ele mostrará as diretrizes para as mudanças que devem ocorrer, com base na sustentabilidade, cuidado essencial da vida e do planeta, respeito ao ser, responsabilidade universal, cooperação ilimitada, compaixão com os que sofrem e espiritualidade. "Precisamos fazer a passagem do velho paradigma que ainda vivemos para o novo e com urgência. A exploração da natureza chegou ao limite e é preciso mudar".

Nesses princípios, ele contrapõe as práticas que vigoram hoje no mundo como a competição de mercado, a conquista a qualquer preço, a exploração, o individualismo e o materialismo. "É preciso buscar a essência do ser, colocar-se no lugar do outro, buscar as dimensões ilimitadas do amor, do senso de verdade e dos bens intangíveis".

Segundo ele, nós temos pouco tempo para que essa conscientização tome forma e unifique as culturas em prol do bem comum. "A Terra está doente, ou mudamos, ou corremos o risco de morrer com ela. Precisamos de uma nova consciência, novas práticas e de um novo coração".

A palestra iniciará às 19h30min, no palco central do Expocentro Edmundo Doubrawa. 

Nenhum comentário: