sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Base do R-10 entra em fase de conclusão

A Trabalho de nivelamento garante segurança na estrutura da obra

Equipe trabalha no fundamento do R-10
A parte crucial de qualquer obra é o seu fundamento. E esse momento é ainda mais importante quando falamos de um megareservatório que vai comportar seis milhões de litros de água. É o caso do reservatório do Nova Brasília, o R-10. Os técnicos concluem a concretagem da base do reservatório neste sábado. Vencida esta etapa, começa a montagem das placas calandradas em aço vitrificado que darão forma ao grande tanque, instalado sobre uma das elevações ao lado da Rua Tupy.

Cada detalhe é importante. Por isso, o trabalho de nivelamento durou mais de uma semana até chegar à concretagem da base. E para acompanhar a montagem do reservatório, composto de chapas moldadas importadas dos Estados Unidos, a Águas de Joinville recebe o gerente de Montagens e Supervisões da CST Industries, empresa fornecedora do tanque, Marcelo Arcos.

Na quarta-feira (27/10), quando se iniciou a montagem da base do reservatório, Marcelo já estava presente e auxiliando no trabalho. Nascido no Chile e morando atualmente em Israel, o técnico trabalha há oito anos na área e já participou da construção de dezenas de tanques de reservação similares em diversos países do mundo. “Depois que terminar aqui, voltarei para Israel ver minha família, mas depois volto para acompanhar uma obra na Venezuela e duas em São Paulo”, relata.

Marcelo: 8 anos de experiência na área
Marcelo é quem dá a garantia de que o reservatório estará em condições de funcionamento. “A parte mais importante é a base. Deve estar tudo nivelado”, explica. Para isso, são feitas as medições de altura e diâmetro para que não haja erros. Um trabalho minucioso e que requer muita paciência. “No máximo, o desnível pode ser de meio milímetro. Tendo diferença maior, a cada andar de placa colocada, essa diferença se soma, comprometendo a estrutura”, comenta.

O novo reservatório abastecerá os bairros Nova Brasília, São Marcos, Santa Catarina, Copacabana e Floresta, beneficiando mais de 40 mil pessoas, além de liberar os reservatórios da Zona Sul para atender exclusivamente os bairros daquela região. Junto à obra do R-10, estão a construção da subadutora de alimentação do reservatório e a rede de macrodistribuição da água. Foram investidos R$ 8 milhões para construção de todo o sistema.

Nenhum comentário: