quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma noite de vencedores

Fotos: Chico Maurente
Premiação no Teatro Juarez Machado trouxe magia e conscientização para plateia lotada

Quando as cortinas vermelhas do Teatro Juarez Machado subiram pela primeira vez na noite dessa segunda (20/09), entraram em cena todo o talento e trabalho que professores, pais e alunos da rede municipal de ensino dedicaram ao longo de dois meses de preparação para o Concurso Teatral Água para Sempre, promovido pela Companhia Águas de Joinville.

Foi uma noite mágica em que vívidas gotas d'água, personagens da literatura infantil, um jacaré e até simpáticos ratinhos falaram sobre doenças, os benefícios do esgotamento sanitário, a necessidade de construir uma consciência coletiva em relação ao tratamento de esgoto e a responsabilidade de cada cidadão. As quase 500 pessoas que lotaram o teatro puderam rir e se emocionar com as histórias contadas por alunos do ensino fundamental divididos nas categorias A (4º ao 6º ano) e B (7º ao 9º ano).

Gotas da escola Anita Garibaldi : 1º lugar na categoria A
Os atores da Escola Municipal Anita Garibaldi, primeiro lugar na categoria A, encenaram o texto "Costurando Qualidade de Vida". Nele, gotas de água contaram como o tratamento do esgoto pode manter a qualidade dos mananciais permitindo que a água complete seu ciclo. Para a assistente social da Companhia Alessandra Mendes, um momento emocionante foi quando as gotinhas lembraram que é graças aos esforços em coleta e tratamento sanitário da Águas de Joinville que elas, que representam a água, podem continuar seu caminho. "Mesmo que a função não trabalhe diretamente com a coleta e o tratamento da água e esgoto, cada funcionário contribui para distribuir qualidade de vida", completa.


Vitória emocionada: ela também vai passear
 Antes da última apresentação, a engenheira ambiental Daniela Finder Vilela de Farias subiu ao palco para dar a notícia que fez a sala inteira vibrar. O passeio no Parque Beto Carrero que seria a premiação apenas do primeiro lugar de cada categoria, foi estendido a todos os vencedores da noite. A notícia pegou de surpresa a estudante Vitória Coral que interpretou a princesa desencantada na peça "Num Reino nem tão Distante" da escola municipal Orestes Guimarães, que ficou em terceiro lugar na categoria A. O riso e as lágrimas se confundiam no rosto da pequena atriz impedindo que as palavras saíssem.

Escola municipal Orestes Guimarães: 1º lugar na categoria B
A última campeã em cena foi a escola municipal Orestes Guimarães que ficou em primeiro lugar na categoria B. A peça "Entrando pelo Cano" apresentou, com muito humor e música, um programa de TV que retratava o ponto de vista de uma comunidade de ratos que está de bem com a vida e com a falta de esgoto tratado.

O concurso é uma parceria da Companhia Águas de Joinville com a Prefeitura de Joinville, os Núcleos de Educação Ambiental, Artes e Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Universidade da Região de Joinville e conta com o apoio da Fundação Cultural e da Tigre. Nas próximas semanas, a organização se reunirá para pensar no evento do ano que vem.


Impressões


Silvestre da Fundação Cultural
Utilizar o teatro como ferramenta de transformação e promover o debate na rede municipal de ensino foram estratégias encontradas pela Companhia como formas de romper paradigmas trabalhando com educação de maneira integrada, assim resumiu o diretor presidente da Fundação Cultural Silvestre Ferreira. “A cidade investe em saneamento e para que as pessoas possam entender o que está acontecendo precisamos dessas iniciativas”, finaliza.




Presidente da Cia: Atanásio
As obras cujas metas são aumentar a capacidade de reservação e distribuição de água e elevar a cobertura da rede coletora de esgoto para mais de 50% da cidade foram o ponto de partida do discurso de abertura do presidente da Companhia, Atanásio Pereira Filho. Concomitante aos 224 milhões de investimentos em água e esgotamento sanitário que a companhia estará investindo até 2012, estão os esforços que vão além do canteiro de obras. São as ações de educação e mobilização ambiental que explicam e conscientizam a população através do teatro e educação. “A natureza cria, mas somente a educação preserva”, encerrou Atanásio.


Os vencedores:
 Clique nas imagens para ampliar.

CATEGORIA A:
 
Escola Municipal Anita Garibaldi : 1º lugar

Escola Municipal Hans Dieter Schmidt:  2º lugar

Escola Municipal Orestes Guimarães:  3º lugar
 
CATEGORIA B:


Escola Municipal Orestes Guimarães: 1º lugar
 


Escola Municipal Pedro Ivo Campos: 2º lugar



Escola Municipal Karin Barkemeyer:  3º lugar
 

Assessoria de Comunicação - ACOM

2 comentários:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Belo trabalho. As crianças conscientes cuidaram do planeta.
Parabéns aos vencedores.

lianecoral disse...

Foi demais participar desse evento, parabéns a todos que participaram, as crianças estavam incríveis, é muito legal perceber a empolgação delas, acho que elas como ninguém vivem a alegria de fazer teatro.Parabéns Águas de Joinville pela iniciativa, estamos esperando pela próxima edição! Liane Coral