sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ESGOTAMENTO SANITÁRIO: MAIS UM MARCO PARA JOINVILLE

Evento na Prefeitura simboliza os esforços para investimentos em toda a cidade

Carlito Merss e Atanásio assinaram a ordem de serviço
Companhia Águas de Joinville e Prefeitura Municipal assinaram ontem (2), a ordem de serviço para o início das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário em duas ruas próximas à sede da Prefeitura. O documento marca o começo dos trabalhos nas ruas Leopoldo Lepper e Otto Eduardo Lepper. Desde a construção do prédio da Prefeitura, em 1996, as instalações hidrossanitárias não estavam ligadas à rede de esgoto. O evento contou com a presença do prefeito Carlito Merss, do presidente da Companhia, Atanásio Pereira Filho, demais autoridades e técnicos da Companhia.

Atanásio relembrou com saudade do tempo em que podia tomar banho nas águas do rio Cachoeira. Atualmente, o esgoto sanitário é jogado no rio após passar por apenas fossas e filtros, que no máximo tratam 60% dos resíduos. Após 25 anos sem investimento no setor, Águas de Joinville e Prefeitura têm trabalhado duro para alcançar 52% de esgoto tratado e mudar um pouco essa realidade. “Os joinvilenses têm que se orgulhar dessas obras”, destaca o presidente da empresa de saneamento.

Obras ao lado da Prefeitura iniciaram ontem (2)
Carlito não chegou a nadar, mas pôde remar no Rio Cachoeira. Aliás, Cachoeira era o nome do clube no qual o prefeito era atleta de remo. “Não sou do tempo do Atanásio. Na minha época o rio já estava um pouco sujo. Só pude remar.”, explica. Segundo Carlito, é obrigação do poder público mudar essa realidade. “Não podemos sossegar enquanto não revertermos isso”, e completou com sua famosa frase, “o saneamento é básico”.

Durante o evento, as máquinas não pararam. Logo depois da cerimônia, autoridades e demais presentes tiveram a oportunidade de ver de perto a implantação do sistema de esgoto.

A etapa da sede da Prefeitura Municipal faz parte das obras de instalação da rede de esgotamento sanitário que levará a coleta e tratamento para todo o bairro Saguaçu e parte do Iririú. O projeto é mais um passo para a despoluição do rio Cachoeira. Serão 1.563 domicílios interligados por uma rede de 28 quilômetros em um investimento de quase R$ 6 milhões que são parte dos R$220 milhões que serão revertidos em benefícios na distribuição de água e na coleta e tratamento do esgoto sanitário.


Antes do evento, equipe do NPGA falou aos servidores sobre a obra

Ação começou na entrada do estacionamento
Desde as sete e meia da manhã, colaboradores da Companhia Águas de Joinville trataram de informar os servidores da Prefeitura dos transtornos e benefícios das obras. A ação iniciou na entrada do estacionamento e depois foi de setor em setor. Essa abordagem é feita regularmente onde estão acontecendo às obras de implantação do esgoto sanitário. Na semana passada, um grupo da área de Educação Ambiental esteve em algumas ruas do bairro Saguaçu. As abordagens são feitas antes, durante e após a conclusão das obras.

Nenhum comentário: