terça-feira, 1 de junho de 2010

NPGA DISSEMINA CONSCIENTIZAÇÃO NO PROFIPO

Núcleo de Planejamento e Gestão Ambiental (NPGA) da Companhia participa de evento comunitário na zona Sul

Um dia para promover a saúde e a prevenção de doenças. A unidade de saúde do Profipo e a Associação de Moradores organizaram, no dia 27, um evento para população tirar suas dúvidas e fazer exames médicos. A Companhia Águas de Joinville esteve lá e explicou a importância do saneamento básico e como fazer um bom uso da rede coletora de esgoto. A atividade, que aconteceu na Praça do Profipo, contou com a participação de várias entidades e com a presença de moradores e estudantes da região.

A área de Educação Ambiental da Companhia deu o primeiro passo para o projeto que visa à melhoria nas redes de esgoto. Segundo a assistente social Alessandra Mendes, foi verificado que a região do Profipo tem sérios problemas devido ao mau uso do sistema sanitário. Por esse motivo, o programa para o bom uso da rede começará nesse bairro. A presença da Companhia no evento da semana passada trouxe um relevante retorno para o projeto ambiental. “Foi muito produtivo. Vieram pessoas da comunidade e das escolas próximas”, conta Alessandra. Através de brincadeiras e conversas, jovens e adultos puderam compreender a importância do tratamento do esgoto sanitário e que suas ações ajudam no funcionamento correto da rede.

No evento, a população também pôde fazer aferição da pressão, teste de acuidade visual, além de orientações jurídicas e de saúde. A Sociesc, que participou a convite da Companhia, trouxe um trabalho interessante, ensinando os visitantes como fazer brinquedos e objetos com material reutilizável. A presidente da associação de moradores do Profipo e agente comunitária de saúde, Salvelina Freitas, comenta que essa é a primeira atividade desse tipo feita pelas duas entidades locais.

Nenhum comentário: