terça-feira, 20 de abril de 2010

Unidade móvel, dotada de câmara fria e equipamentos para análise da água faz 600 análises por mês



A Companhia Águas de Joinville está aperfeiçoando o processo de análise da qualidade da água que é recebida nos lares dos joinvilenses. A unidade móvel que percorria os bairros da cidade fazendo a análise da água foi adaptada com um laboratório e agora faz os estudos de qualidade com mais eficiência.

Até então, o veículo percorria a cidade recolhendo amostras, analisando e levando a água recolhida até o Laboratório de Controle de Qualidade na Estação de Tratamento de Água do Cubatão para outras análises. No entanto, do momento em que foi retirada água até a chegada nas mãos do laboratorista, na ETA, as amostras de água ficavam mais suscetíveis à contaminação. Agora, com a instalação de uma câmara fria na unidade móvel, que possibilita um armazenamento com mais qualidade, os resultados das análises passarão a ser mais confiáveis.

Com os novos equipamentos instalados na unidade móvel, a equipe fará o serviço com mais qualidade e segurança. Das 40 mil análises de qualidade da água feitas mensalmente pela Companhia, aproximadamente 600 são feitas diretamente na unidade móvel.

Trabalhos realizados pela equipe na Unidade Móvel do LCQ:

- Inspeções sanitárias nos sistemas de distribuição de água tratada;

- Coletas de amostras de água em 215 pontos para análises de acordo com o planejamento preestabelecido;

- Preservação, acondicionamento e transporte de amostras de água para diversas análises realizadas no Laboratório de Controle de Qualidade;

- Execução e interpretação de análises físico-químicas, como concentração de Cloro, medida de pH, cor e turbidez, que compõem o padrão de aceitabilidade da água para consumo humano;

- Comunicado imediato aos responsáveis em casos de não conformidades;

- Auxílio à Coordenação de ETA e Gerência de Operação e Manutenção na identificação de causas de não conformidades na rede de distribuição.

Assessoria de Comunicação